Qual é o melhor filtro de lentes para fotografia de retrato?
Se eu pular para o meu Way-Back-Machine para fotografia, eu seria capaz de pegar todos os meus filtros de prato Cokin para obter todos os tipos de efeitos interessantes - difusores, luz suave, estrelas e muito mais.
Filtros de efeitos especiais são relativamente inúteis agora, porque todos esses efeitos podem ser feitos no Photoshop sem sacrificar a imagem "pura" da sua DSLR. Na verdade, hoje em dia é quase mais desejável ter um arquivo RAW relativamente plano da sua câmera para que você tenha muita latitude para trabalhar quando você entrar na pós-produção.
Eu disse "quase". Porquê? As fotos planas são aborrecidas. Se você está pensando em retrato, eu me preocuparia menos com o filtro na frente da lente e mais com a qualidade e modelagem da luz que você está usando. Mesmo com os enormes avanços das versões recentes do LIghtroom e Photoshop, uma boa iluminação no conjunto não pode ser fabricada. Por vezes pode ser simulado, mas é de muito pior qualidade do que se pensarmos na sua iluminação em primeiro lugar.
Um par de filtros mencionados nas respostas são dignos de nota:
- Circular Polarizer - Apesar de um polarizador circular tornar certas partes do céu azul(er), não é um filtro ideal para retratos. Sua função principal é reduzir o brilho e reflexos de qualquer coisa que não seja metal, e é eficaz apenas em objetos (ou céu) que estejam quase em ângulos retos com a fonte de luz. Entretanto, ele pode funcionar como um filtro ND em um pinch.
- filtros ND - Eu concordo com o uso de filtros ND, desde que você tenha um sujeito paciente que possa ficar realmente parado (Não tão fácil quanto parece). Os filtros ND são úteis nas suas lentes E nas suas luzes. A única coisa que o Photoshop é sombrio ao sintetizar é o TIME, e cortar o seu fundo para desfocar para sintetizar bokeh parece ser perda de tempo.
Para o bem da sua própria sanidade, sugiro um Filtro de Densidade Neutra Variável. Normalmente os filtros ND virão como placas de vidro ou acrílico de resistências variáveis que vocês então empilham umas em cima das outras para obter o resultado desejado. O VNDF é aparafusado como qualquer outro filtro e você pode literalmente marcar a intensidade desejada. Você pode fazer a mesma coisa com dois Polarizadores Circulares, a propósito, mas YMMV na qualidade, incluindo os moldes de cor, o fringinging nas bordas, e as manchas através do seu quadro - depende da qualidade do PC que você comprar.
YMMV com VNDFs também, com base na qualidade. Os mais baratos não são terrivelmente consistentes em toda a sua gama, e quanto mais escuro você marcar, mais provável é que você tenha fringinging, splotches, e outros artefatos indesejados. O problema é que só se consegue ver após a exposição. Então gaste algum bom dinheiro em seus NDs, CPs, VNDFs e todos os seus outros filtros.
O meu lema é: "Não coloque um filtro barato na frente de um bom vidro"