Casa > Q > Quanto É Que Um Artista Ganha Com Isso?

Quanto é que um artista ganha com isso?

Depende.

Os artistas independentes recebem várias quantias de dinheiro do iTunes, dependendo dos termos e condições que são configurados. Para o streaming, são fracções de um cêntimo do dólar. Para vendas de música, as quantias são mais altas, mas não tanto.

No entanto, a maioria dos artistas não vende a sua música. A maioria dos artistas tem um contrato com uma gravadora e a gravadora vende a sua música. Seu contrato com a gravadora dita quanto dinheiro eles recebem com a venda online de suas músicas (e a venda física de suas músicas). Isto é muito variado. A maior parte do dinheiro que é pago é dividida entre o distribuidor (neste caso a Apple) e a gravadora. Artistas não recebem quase nada disso.

Agora aqui está o pequeno segredo de que ninguém na indústria quer falar. Os artistas quase nunca ganharam muito dinheiro com as vendas de música. Sabe, tradicionalmente, os artistas ganham dinheiro com concertos. Uma vez que discos/fitas/CDs/vendas de música online começaram a tornar-se uma coisa, o pensamento era que as vendas desses produtos levavam as pessoas a vir a concertos, onde o dinheiro real era ganho. O artista quase não ganhava dinheiro com essas vendas. Eventualmente, tanto foi vendido que alguns artistas realmente ganharam um pouco de dinheiro com a venda de música física e online, mas o número ainda era minúsculo em comparação com o dinheiro de grandes concertos. As gravadoras perceberam que as pessoas que queriam comprar sua música popular não teriam outra escolha a não ser comprar álbuns inteiros e começaram a prática de juntar algumas músicas boas com um monte de porcaria para torcer mais dinheiro de seus clientes que não tinham outra escolha a não ser fazer isso. Funcionou maravilhosamente para eles. Ainda assim, os próprios artistas quase não gastam dinheiro.

Quando a música online e mais tarde o streaming começou a cortar nesse lucrativo fluxo de dinheiro (ei quando as pessoas têm uma escolha, elas deixam de estar de acordo em ser roubadas), a gravadora precisava de uma boa maneira de fazer você sentir pena deles. Mas ninguém sente pena da grande gravadora ruim, então eles começaram a trotar o pobre artista que está sendo arrancado pela cópia de cassetes / gravação de CD / pirataria / streaming de música (qualquer que seja o grande mal atual) e falaram sobre como eles não estão ganhando dinheiro. Não é como se eles estivessem ganhando dinheiro com isso antes, mas com os shows sendo menos populares, mais e mais artistas estavam usando essas vendas para aumentar sua renda. Na realidade, o bandido aqui não é o varejista ou o consumidor, mas a gravadora. A gravadora é uma instituição ultrapassada que está tentando desesperadamente manter sua relevância e sua enorme margem de lucro, encontrando uma nova maneira de cobrar os consumidores e artistas por sua música. Na realidade, eles têm andado a lixar ambos há séculos e estão a usar os artistas como adereços para nos tentarem fazer sentir pena deles.

Se os artistas querem ganhar mais dinheiro com a venda de música, precisam de parar de assinar os contratos com as gravadoras que dão a maioria dos lucros da venda de música à gravadora. Até eles, pintar a Apple ou os consumidores como os bandidos é apenas um subterfúgio.

De Brittney

Quão comuns são os pavões brancos? :: Quem detém os direitos sobre o catálogo dos Beatles?