Casa > Q > Quem Detém Os Direitos Sobre O Catálogo Dos Beatles?

Quem detém os direitos sobre o catálogo dos Beatles?

Os direitos das gravações dos Beatles são propriedade da empresa Apple Corps Ltd. e Vivendi Universal Music Group, que comprou a EMI Records em 2012. A Universal manteve o nome da EMI Records e identifica cada gravação dos Beatles como "An EMI Recording"

Os direitos de publicação das últimas músicas dos Beatles de George Harrison são propriedade da Harrisongs Ltd., fundada por George Harrison. Harrison esteve sob contrato para músicas do Norte até 1968.

Os direitos de publicação da maioria das músicas de John Lennon e Paul McCartney's Beatles são propriedade da Sony/ATV Music Publishing LLC. Cerca de uma dúzia das primeiras canções de Lennon e McCartney não são controladas pela Sony/ATV, incluindo "Love Me Do", que é publicado pela MPL Communications Ltd, A própria editora de Paul McCartney.

John e Paul fizeram um acordo verbal quando tinham 15 anos de idade em que concordaram que para qualquer canção que qualquer um deles criasse, quer tivessem contribuído criativamente ou não, eles iriam creditar a canção como escrita por Lennon e McCartney.

p>Aqui está uma breve história dos direitos de publicação de Lennon e dos Beatles de McCartney:

Back em 1963, foi formada uma editora chamada Northern Songs. Os proprietários eram o editor de música britânico Dick James (50%), o gerente dos Beatles Brian Epstein (10%) e John Lennon e Paul McCartney (com 20% cada um). Epstein recebeu 10% em vez da sua taxa de gestão.

A empresa tornou-se pública em 1965 e as acções de Lennon e McCartney caíram para 15% cada.

Em 1969, James, prevendo a iminente separação dos Beatles, vendeu a sua participação de controlo à Associated Television (ATV), uma emissora de televisão britânica. A ATV tornou-se a editora das músicas dos Beatles de Lennon e McCartney.

Em 1985, Michael Jackson comprou a ATV Music por 47,5 milhões de dólares, ultrapassando Paul McCartney.

Em 1995, Jackson viu-se em dificuldades financeiras e vendeu metade da ATV à Sony Music por 95 milhões de dólares, criando a Sony/ATV Music Publishing. Assim, o valor do catálogo da ATV tinha aumentado para cerca de 190 milhões de dólares até então. Em 2006 Jackson tinha vendido mais 25% à Sony.

Jackson morreu em 2009. Em 2016, a Sony comprou a participação remanescente da Jackson na ATV Music da propriedade da Jackson por $750 milhões. Portanto, o valor do catálogo tinha aumentado para cerca de 3 bilhões de dólares em 2016. Hoje, a Sony/ATV Music Publishing possui a grande maioria do catálogo da Lennon/McCartney Beatles.

Em 2017, Paul McCartney apresentou queixa contra a Sony/ATV ao abrigo do Copyright Act dos EUA de 1976. Uma provisão nesta lei permite aos compositores reclamar a parte da editora em suas músicas (escritas antes de 1978) após um período de 56 anos.

Em 2017, Sony e McCartney celebraram um "acordo de acordo confidencial". Presumivelmente, em algum momento em 2018 McCartney conseguiu a parte da editora em suas músicas de 1962 de volta após o período de 56 anos. Em 2019, McCartney deverá recuperar os direitos das canções de 1963. Em 2026 McCartney deve ter todas as suas músicas dos Beatles de volta.

De Barr

Quanto é que um artista ganha com isso? :: Devo receber um Oculus Rift S ou um Oculus Quest 2?