O que é Internet Media?
Mídia na Era da Internet
Mídia é considerada o quarto pilar da democracia, um cão de guarda da sociedade. Itś O objetivo principal é atingir uma audiência de massa através de vários meios de comunicação, tais como jornais, televisão, revistas e portais da Internet. A rápida mudança do mundo da tecnologia tem impactado os padrões de consumo de mídia em todo o mundo. A Internet tem facilitado a conectividade, tornando assim o fluxo de informação mais rápido e eficiente. O mundo parece ser uma aldeia global na era da internet.
O crescimento da tecnologia da internet deu início a uma nova onda de modernização na indústria da mídia. A geração moderna de conhecimento tecnológico não se aplica aos métodos tradicionais de extração de informação de livros, jornais e televisão. Mas preferem procurar online, pesquisar na Wikipédia ou em portais de notícias da web. O padrão de consumo da mídia mudou de ¨one para all¨ para ¨ e todos para one¨. Para ilustrar o que quero dizer, vamos considerar o caso do consumo de mídia no contexto atual dos meios digitais. Por exemplo, é conveniente que o usuário hoje em dia escolha a informação que necessita, filtrando os conteúdos, já que a Internet fornece um conjunto de provedores de notícias para cada leitor/consumidor. Em contraste, antes o consumidor tinha muito pouca escolha em termos de conteúdo, nomeadamente porque havia menos canais de notícias e jornais.
Na atualidade, a Índia é uma das economias que mais cresce, com uma população de 127,7 crores. Presume-se que 28% da população está conectada à web, o que a torna em torno de 38 crores de internautas. Espera-se que estes números cresçam após a iniciativa emblemática ¨Digital India¨ do governo indiano. Além disso, o boom do Jio inspirou milhões de pessoas a entrar na internet oferecendo planos de dados baratos, não só o Jio, mas também outros provedores de dados têm seguido a tendência. Tais desenvolvimentos são convincentes, e seria justo dizer que a mídia terá um papel maior na formação da nova geração digital, juntamente com as implicações implícitas itś. A fim de analisar o papel dos meios de comunicação social, entendemos itś prós e contras.
Em primeiro lugar, as plataformas de redes sociais como o Facebook, Instagram, twitter e linkedin desempenham um papel importante na ligação de amigos, profissionais e comunidades em todo o mundo. Em segundo lugar, o âmbito da partilha de notícias e do consumo expandiu-se com o crescimento dos canais de mídia online, blogs e sites. Por exemplo, Quora surgiu como um grande meio para compartilhar conhecimento por meio de perguntas e respostas. Em terceiro lugar, serve como um grande meio para campanhas de conscientização social como o desafio do balde, o negro é bonito, o movimento meeto feminista e muito mais. Curiosamente, as mídias sociais promovem cada vez mais pessoas a expressarem suas opiniões com censura limitada. No entanto, tem limitações próprias itś.
Mídia tem um papel importante na formação da consciência de uma sociedade, ela impacta a tomada de decisões do público em geral sobre várias questões sociais e políticas. Além de ter benefícios ilícitos, também pode ser utilizado de forma nefasta para ulteriores ganhos pessoais e políticos. Por exemplo, o recente caso de linchamento da máfia ocorreu devido à divulgação de informações falsas sobre uma família que consome carne de vaca, o que instigou a raiva do público. As falsas notícias e propaganda da mídia são uma das maiores preocupações do mundo todayś, pois influenciam uma audiência a pressionar uma agenda, apresentando fatos de forma seletiva. Isto não se limita apenas à desinformação, mas há também um risco iminente de roubo de dados, fraudes e golpes.
Num contexto mais amplo, podemos dizer que a mídia online tem promovido o compartilhamento de informações e conhecimento, assim como tem desenvolvido sociedades e comunidades inteligentes bem informadas em todo o mundo. Na verdade, ela tem enormes benefícios, mas itś implicações negativas não podem ser ignoradas. Em primeiro lugar, as leis de segurança cibernética devem se tornar mais rigorosas. Em segundo lugar, há uma forte necessidade de refrear a propaganda e as notícias falsas para as quais uma agência deveria ser criada para monitorar qualquer desenvolvimento desse tipo. Em terceiro lugar, o governo e as instituições da mídia deveriam assumir a responsabilidade de educar as massas, assim como promover a conscientização da mídia e a alfabetização.
Artigos semelhantes
- É possível uma ligação à Internet de 10.000 Mbps e qual seria o uso para a média das pessoas?
- Quão frágil é a internet? O que seria necessário para que a internet deixasse de funcionar por completo?
- Porque é que o meu telefone demora tanto tempo a carregar quando estou a tentar pesquisar na Internet? A internet está bem, então o que é isso?
- Porque é que a Internet empresarial custa mais do que a Internet residencial?