Qual é a diferença entre DCT, IVT e AT automático nos veículos?
DCT:
DCT expande-se como Dual Clutch Transmission. Em termos simples, são duas caixas de velocidades manuais colocadas juntas num único invólucro. Existem duas embraiagens para engrenagens ímpares e pares. Quando uma engrenagem ímpar ou par é selecionada, a embreagem que gira o eixo selecionado é engatada e a outra embreagem é desengatada enquanto o seletor do outro eixo pré-seleciona a próxima engrenagem de antecipação. A selecção pode ser feita automaticamente através de uma integração de mecanismos controlados electronicamente. Estes são a tecnologia mais avançada nos sistemas de transmissão modernos.
IVT:
IVT significa transmissão infinitamente variável. Estes não são nada mais que Transmissão Variável Contínua como os presentes no Scooters. Elas são acionadas por correia e alcançam redução de velocidade e multiplicação de torque usando um arranjo de polias e correias de diâmetro variável. Podem ser consideradas como possuindo relações infinitas dentro de um determinado intervalo. Eles são o mecanismo de operação mais silencioso das caixas de câmbio e são normalmente ajustados para economia em vez de desempenho.
Outras transmissões automáticas:
Conversores de torque são automáticos convencionais que utilizam conjuntos de engrenagens epicicloidais/planetárias e um conversor de torque em vez de uma embreagem. Eles são o tipo mais comum de transmissão automática.
AMT's ou Automated Manual Transmissions são transmissões manuais controladas eletronicamente. São o desenho mais fácil para a transmissão automática e, portanto, o mais barato de todos. No entanto, são geralmente ásperas e praticamente inúteis em condições de condução repentinas,