Qual é a diferença entre o aço inoxidável e o aço cromado?
Aço inoxidável é uma liga de ferro e crómio (e possivelmente outros). Quando o aço é colocado num ambiente oxidante (por exemplo, fica húmido), os átomos de ferro na camada exterior são oxidados até aos ferros solúveis que saem para a solução. Os átomos de cromo são oxidados em Cr[matemática]_2[/math]O[matemática]_3[/math] que forma um tenaz revestimento passivante, evitando a oxidação/corrosão posterior.
A liga por baixo deste revestimento ainda é de aço inoxidável. Parece aço - o revestimento tem apenas alguns microns de espessura. Se o revestimento for riscado, a sequência de oxidação que descrevi acima ocorre novamente e a proteção é reformada.
Fonte de imagem.
Aço cromado, por outro lado, é aço regular que foi galvânico com uma fina camada de cromo. Em um ambiente oxidante, esse cromo forma sua Cr[matemática]_2[/math]O[matemática]_3[/math] e pára a oxidação/corrosão. O aço nunca entra em contacto com o ambiente.
Neste caso, o que se vê é o crómio - aquele clássico aspecto brilhante - e não o aço. Tem um aspecto diferente. Talvez mais importante, se o revestimento for riscado, o aço pode ser exposto. Na falta de cromo, ele não pode reformar seu revestimento protetor e será propenso à corrosão.
Fonte de imagem.