Por que DJI é tão bem sucedido no mercado de drones?
Porquê mesmo?
Duas palavras. Colin Guinn.
DJI não era um blip no radar mundial de drones COTS/UAS (Commercial Off the Shelf/Unmanned Aerial System), até que Colin Guinn fez uma parceria com Frank Wang, o fundador do DJI e introduziu o DJI no mercado norte-americano.
Como o DJI começou a experimentar um crescimento fenomenal com os primeiros Phantoms e parcerias com o Gopro, Colin parecia ficar um pouco grande pelas suas calças para Frank Wang. Como a relação com Frank Wang se tornou mais forte, Colin pensou que ele era o molho secreto, e juntou-se a outra empresa caloura, a 3DR, levando com ele alguns dos talentos do DJI. Levou alguns anos, e algumas centenas de milhões de dólares para ele aprender que aquele molho não era exatamente ele sozinho, pois os drones de consumo da 3DR não eram exatamente grandes sucessos.
Pessoalmente, eu acho, e muitas outras pessoas na indústria, acham que o sucesso imediato e meteórico do DJI estava diretamente ligado ao envolvimento de Colin Guinn. Assim que a trajetória foi estabelecida, Frank Wang arrancou o tapete de Colin, e Colin tem tentado jogar o jogo de recuperação desde então.
É interessante que o método de DJI desde a saída de Colin tem sido semelhante a jogar merda de tecnologia em uma parede e ver o que gruda. Infelizmente, Colin tem refinado processos e construído uma equipe, comercialmente, silenciosamente, mas batendo tambores no circuito VC, e estou disposto a apostar que em 10 anos, a Hangar Technology será um dos pilares da automação de vôos comerciais e aquisição e curadoria de dados, e DJI ainda estará tocando com brinquedos.
Artigos semelhantes
- Como é que os drones militares são diferentes dos drones de consumo?
- Quão à prova de água são os drones Mavic do DJI? Já vi pessoas usá-los na neve, mas não sei se são à prova de chuva...
- Qual é a diferença entre o DJI Osmo Pocket e o DJI Osmo Pocket 2?
- O que faz exatamente o aplicativo de pagamentos móveis da Starbucks, que é tão bem sucedido?