Porque é que as pilhas de lítio incham?
Algumas causas de degradação das baterias de iões de lítio tais como
Desafios principais com o Li Metal: Formação de Dendrite ou Baixa Eficiência Coulombic?
Formação de Li Inativo Causa Baixa CE: SEI Li+ ou Li metálico não reagido?
Acumulação de gases no interior das baterias. Os gases são produzidos a partir da oxidação electro-química do electrólito. Este inchaço é na verdade concebido como um mecanismo de segurança, uma vez que os gases são tóxicos/corrosivos e precisam de ser contidos.
Você não' hoje em dia não se vê muito destes na electrónica moderna, uma vez que existem circuitos de baterias que previnem a sobrecarga e monitorização das mesmas. Tente não usar adaptadores de energia baratos ou cabos ao carregar telefones.
Se você tiver alguma bateria inchada, não a utilize ou guarde-a. Descarte-a imediatamente. Estas são perigosas e a grande acumulação de pressão do gás acabará por causar a fuga/explosão da bateria, libertando fumos tóxicos e pegando fogo.
As baterias de lítio deformadas são um risco de incêndio e explosão
Isto ocorre quando a) a bateria está sobrecarregada ou b) a bateria está carregada com um carregador defeituoso ou c) a bateria está defeituosa.
Uma boa bateria de lítio carregada usando um bom carregador não se deforma, nem mesmo após anos de uso.
Carregar uma bateria de lítio usando um carregador defeituoso (também conhecido como barato) cria um risco de incêndio e explosão
Também, você pode't extinguir um incêndio com uma bateria de lítio usando qualquer uma das técnicas usuais de combate a incêndios, como água ou cobrir o fogo para remover o oxigênio. Os incêndios com baterias de lítio são más notícias.
Não há't parece ser uma explicação simples. Encontrei trabalhos descrevendo todo o tipo de efeitos de envelhecimento. Tanto o envelhecimento estático (envelhecimento de calendário) como o envelhecimento dinâmico (envelhecimento de ciclo). Aqui está um exemplo de papel.
http://www.mdpi.com/1996-1944/6/4/1310/pdf
Os vários componentes da bateria passam por diferentes mecanismos de envelhecimento; o ligante e o eletrólito se decompõem, o coletor de corrente corrói, o separador derrete e corrói, e o cátodo sofre desordem estrutural e dissolução do metal. O ânodo sofre uma multiplicidade de mecanismos de envelhecimento que degradam o desempenho eletroquímico da bateria de íons de lítio. Os materiais anódicos mais comumente utilizados incluem compostos à base de carbono e ligas de lítio. A microestrutura, textura, cristalinidade e morfologia do material do ânodo influenciam diretamente seu desempenho.
A outra resposta sobre os gases quentes não é correta. As células nunca devem inchar severamente. Se isso acontecer, isso significa que houve um evento de abuso específico, como curto-circuito ou sobrecarga. No caso de curto-circuito, o calor pode evaporar o solvente e/ou decompô-lo em uma variedade de gases nocivos. (Não, no entanto, simplesmente aqueceu gás como uma das outras respostas afirma). Se a célula foi sobrecarregada, a invulgarmente alta voltagem irá igualmente decompor os solventes.
Como inchaço em fim de vida, que deve ser menor no máximo, isto é devido à formação contínua de SEI ao longo do tempo que liberta gás. A maioria do SEI é formada inicialmente e depois a célula é desgaseificada, mas o processo também continua ao longo do tempo. Também qualquer contaminação da água durante a fabricação, mesmo pequena, irá lentamente causar reações laterais na célula que causam um inchaço lento.
Artigos semelhantes
- Que pilhas AA têm pilhas com pilhas de botão?
- As pilhas NiMh são menos perigosas do que as pilhas de iões de lítio?
- Qual é a diferença entre as pilhas alcalinas e as pilhas de iões de lítio?
- Como é que programam as baterias de iões de lítio? E as baterias de iões de lítio polímero e as baterias de iões de lítio são iguais?