Posso mudar o meu IP enquanto estiver usando uma VPN?
A resposta curta é, não. O que você está pensando é em como a maioria das VPNs pessoais disponíveis escondem o seu endereço IP, mas tanto o seu endereço IP público como privado não são alterados.
Eu pessoalmente gosto de pensar em endereços IP usando a analogia de correio de caracol e endereços físicos da sua casa ou empresa. Mas para começar, vamos discutir o seu IP privado muito rapidamente...
Para o seu IP privado, pense em dar um número a cada quarto da sua casa (por exemplo, 1-cama, 2-cozinhas, 3-cama principal). Se você estiver no quarto principal e quiser enviar uma mensagem para alguém na sala, seu IP privado seria 3 e você estaria enviando a mensagem para 1. Esses endereços IP privados são configurados na sua LAN (rede local) e mantidos pelo roteador que você tem em sua casa (onde os quartos na analogia são substituídos por enganos conectados ao seu WIFI, como seu laptop, tv inteligente, telefone celular, etc.). Estes começarão mais comumente com 192.168 ou 10.10 e podem ser reutilizados em LANs diferentes (ou seja, eu posso numerar minha sala 192.168.1.1 e você poderia fazer o mesmo para sua cozinha, mas como este IP está sendo usado dentro de minha casa, ou minha LAN, e dentro de sua casa, ou sua LAN, separadamente, eles são capazes de identificar cada quarto de forma única com o mesmo IP; como estamos falando de um identificador único dentro de dois contextos separados, minha casa e sua casa).
Agora, em termos de correio de caracol e IPs públicos, quando você escreve uma carta para alguém e a coloca em um envelope, você coloca tanto seu nome e endereço no canto superior esquerdo e o endereço do destinatário na frente e centro do envelope (como o contexto cresceu para um ambiente maior que inclui ambas as nossas casas, é melhor que esses IPs públicos ou endereço de rua sejam únicos). Você preenche o envelope com estes dois locais, coloca sua mensagem dentro, e o correio (protocolos gerais de internet, como HTTP) leva sua carta e a entrega para o destinatário. Se o destinatário tiver algo para enviar de volta, ele pode usar as informações no canto superior esquerdo do envelope para enviar uma resposta (e no caso de ir para um site, quando você clica em um link você está enviando um pedido para ver uma página específica ou tomar uma ação específica, e o site envia uma resposta retornando o site para ver, deixando você baixar um pedaço de conteúdo, etc.).
No caso de uma VPN, no entanto, alguém que não seja apenas os correios é substituído por um intermediário. Então, primeiro você se conecta à VPN (estabeleça um acordo com este intermediário) para fazer uma conexão direta entre você e seu destinatário. Dentro deste acordo, o intermediário recebe o seu endereço domiciliar (back end build e conexão com a VPN, por exemplo, se inscrevendo com um provedor VPN, você se autentica entrando na sua VPN e ao entrar no seu IP é fornecido à VPN), e um pedido para enviar uma mensagem é feito (digamos, indo para um site, o que pode ser resultado de um endereço IP). A VPN (empresa que possui pelo menos um servidor/computador) pega a sua mensagem que você pediu para enviar ao destinatário' encripta a mensagem, preenche o seu próprio envelope com o endereço de retorno como endereço próprio e algum indicador conhecido apenas pela VPN que a mensagem veio de si (isto é, o endereço deles com algum número de conta que não significa nada para o mundo exterior) e envia a mensagem para o destinatário. Desta forma, nem o destinatário nem ninguém que tentou roubar a mensagem, fora da VPN, saberia que esta mensagem veio de si, nem saberiam o que era a mensagem sem a poder decifrar. Desta forma, a mensagem é seguramente passada para o destinatário sem expor o seu endereço físico ao destinatário, nem ninguém tentando interceptar a mensagem após a VPN a ter captado. Desta forma, o seu endereço (ou IP público), é escondido e substituído pelo endereço físico (ou IP público) do servidor VPN utilizado, enquanto o seu endereço físico (o seu endereço IP público) permanece o mesmo. Nenhum endereço IP é alterado, mas sim, o tráfego entre dois dispositivos é encriptado e escondido durante a transferência de informação.
Para mais detalhes sobre como funciona uma VPN, consulte este link:
Como funciona uma VPN (Rede Privada Virtual)Mais pessoas estão a utilizar redes privadas virtuais para estabelecer uma comunicação segura através da Internet, protegendo as suas informações privadas e permitindo que funcionários remotos se liguem às redes corporativas privadas.https://computer.howstuffworks.com/vpn.htm