Casa > E > Existe Alguma Câmara 'Compacta' Sem Limite De Comprimento De Vídeo?

Existe alguma câmara 'compacta' sem limite de comprimento de vídeo?

A história do limite de tempo

A primeira coisa a entender é de onde vem este limite de 29′59″. Houve um tempo, há muito tempo atrás, no alvorecer do vídeo digital em câmeras paradas, em que havia problemas com o superaquecimento dos sensores. A idéia de gravar vídeo em uma câmera imóvel aconteceu basicamente porque podia. Os fabricantes precisavam de DSPs de vídeo mais rápidos para lidar com o aumento das taxas de quadros e resoluções JPEG e, em algum momento, eles simplesmente decidiram oferecer um modo de resolução mais baixa, em Motion-JPEG, e deixar cair isso em um arquivo de vídeo. Em outras palavras, era um recurso de software livre.

Isso evoluiu, naturalmente, para CODECs mais eficientes (mais câmeras ainda usam AVC hoje em dia), vídeo de melhor qualidade, recursos adicionais de vídeo nas câmeras, modos de foco automático projetados para vídeo, lentes projetadas para ser silencioso ou tão suave puxa o zoom para vídeo, etc.

Apenas, havia um problema. Na Europa. Muitos países têm impostos de importação sobre alguns equipamentos. Na maioria dos lugares, a taxa de importação em uma câmera fotográfica era zero. Mas a taxa de importação de um camcoder poderia ser de 14%, talvez mais. Assim, uma vez que as câmeras ainda têm vídeo, a UE decidiu estabelecer uma linha, para distinguir entre câmera de vídeo e câmera imóvel. Eles definiram essa linha com base no tempo... 29′59″ tempo máximo de gravação ou menos, e você é uma câmera imóvel. Mais, você é uma câmera de vídeo. No início também havia limites de resolução, mas isso nunca foi um problema, pelo menos nos EUA.

>p>Agora, claro, nos primeiros tempos, as câmeras eram auto-limitadoras. Esses primeiros modelos de vídeo não eram necessariamente responsáveis pelo aquecimento do sensor, por isso alguns desligavam-se após cerca de 20 minutos devido à acumulação de calor. A maioria dos primeiros modelos só podia escrever no sistema de arquivos FAT32, e eles não faziam encadeamento de arquivos como câmeras de vídeo baseadas em cartões de memória. Então isso poderia definir um limite de 10-20 minutos, tudo por si só.

Alemanha, Europa... O seu vinho não compensa por isto

Mas as câmaras de hoje não têm nenhuma dessas falhas. Você pode tecnicamente rodar uma gravação de vídeo 24/7 e nunca superaquecer a maioria das câmeras paradas. Elas fazem principalmente encadeamento de ficheiros, e qualquer câmara que suporte um cartão SD de 64GB ou superior está a escrever em formato exFAT, não FAT32, pelo que poderiam facilmente suportar ficheiros do tamanho do cartão (não que todos os fabricantes o façam, apenas isso, uma vez que exFAT é o formulário para cartões SDXC, já não se pode culpar o cartão de memória).

Então... o limite que temos aqui, nos EUA, e em qualquer outra parte do mundo, deve-se às taxas de importação das câmaras de vídeo europeias. E isto faz ainda menos sentido quando você entende que muitas empresas têm modelos regionais, de qualquer forma. Por isso a minha irmã comprou à minha sobrinha/filha uma Canon EOS Rebel T3i há alguns anos atrás. Mas no Japão, isso teria sido uma Canon EOS Kiss x5, e na Europa, seria uma Canon EOS 600D. Muito claramente, eles têm um firmware completamente diferente para cada um deles, para suportar idiomas e o próprio nome da câmara nos sistemas de menu. E taxas de fotogramas, uma vez que aqui estamos todos como 24p, 30p, 60i, 60p, etc. E mesmo assim, ainda estamos com este limite. Não há taxas especiais nos EUA em câmaras de vídeo.

Então, quem está a tratar bem os EUA?

Como adivinhou, Panasonic... até certo ponto. Nenhuma das séries Panasonic GH vendidas nos EUA tem um limite de gravação de vídeo 29′59″. Você pode preencher o cartão. Então é o DMC-GH4, o DMC-GH4R, e o DMC-GH5 em alguns meses. Se você não está nos EUA, porém, o GH4 original tem esse limite... o GH4R parece tê-lo removido, mas é claro, você está pagando extra por coisas de software de qualquer maneira, então isso parece apenas certo.

Mas a Panasonic só recebe tanto crédito. Tenho uma câmara de bolso Panasonic recente, a sua DMC-ZS100... boas fotografias para algo de bolso e com uma lente razoável. Mas tem o atalho 29′59″ ou 4GB. Pior, ainda, no modo de gravação 4K, corta a 15 minutos... mas pelo menos é melhor que o corte de 5 minutos no semelhante Sony RX100.

Há também a Blackmagic Pocket Cinema Camera, que é uma Micro esquisita de 4/3 que filma com um sensor menor que o habitual, para se comportar como um filme Super16mm. Ainda uma ILC, mas muito mais compacta que a série Panasonic GH.

Far como eu sei, é isso mesmo. O meu Olympus e Canon têm todos o limite 29′59″. Nada mau, se estiveres a filmar com várias câmaras. As pessoas que fazem cinematografia digital amadora ao estilo antigo não vão notar, porque os rolos de filme 35mm só duravam 10 mintes. Mas com o advento das câmeras de cinema digital para os grandes, estamos vendo que o single demora mais de dez minutos nos dias de hoje. E não posso deixar de imaginar que a Sony, a Canon e a Panasonic olhem para estes limites das câmaras baratas como uma forma de evitar que sejam usadas em vez dos seus modelos mais caros. Essa é uma razão pela qual a Canon ainda só suporta 4K em câmeras caras, e por isso, limita isso nos modelos de $3500 para que eles não concorram muito bem com seus modelos de cinema de $10K e $20K.

Most DSLRs e Mirrorless irão gravar todos os vídeos que você quiser, eles só não irão gravar por mais do que 29′59″. Então você pode conseguir um gravador HDMI e ter todo o tempo que quiser... mas até lá, você já deixou "compacto" para trás no seu pó.

Obviamente, você sempre pode conseguir uma filmadora de verdade. Sem limites, mas com pequenos sensores.

De Bekha

Como baixar o Steam :: O que são alguns jogos fantásticos para o PS4?