Casa > E > Existe Alguma Câmara Digital Compacta Com Lente De Focagem Manual?

Existe alguma câmara digital compacta com lente de focagem manual?

Muitas... para responder à sua pergunta no literal.

Uma câmara de apontar e fotografar não tem manual... bem... muito de nada. Essa é mais ou menos a questão. Estes não são projetados para pessoas que querem pensar sobre os detalhes técnicos da fotografia.

main-qimg-2e138b6eccea3bb7eb5885b8be6f077b-mzj

Então você precisa subir um pouco para uma classe superior de câmera digital compacta. Um exemplo aqui é a Canon G9X, embora praticamente qualquer câmara da série G permita a exposição e focagem manual. Note o anel proeminente à volta da lente. Trata-se de um anel de controlo electrónico, não acoplado manualmente. Pode ser atribuído, através dos menus da câmara, para uma variedade de funções úteis de controlo: zoom, velocidade do obturador, abertura, ISO, balanço de brancos e ... ARGH!! Não focagem. No entanto, você pode focar manualmente usando o touchscreen.

main-qimg-ce01ccb7000013caa79f69bc0437887d-mzj

Aqui está um mais antigo... o meu Fujifilm X-F1. Esta câmara teve a audácia de construir num anel de controlo mecânico - esse anel à volta da lente liga efectivamente a câmara, desbloqueia a lente colapsada e funciona como um zoom manual. Não era popular, e a Fujifilm nunca fez um X-S2. Isto tem o mesmo problema, o foco manual é uma actividade conduzida através, neste caso, do selector de polegar na parte de trás em vez de um ecrã táctil. Prefiro isso um pouco mais que a tela sensível ao toque.

Mas também entendo que a perspectiva do designer da câmera sobre isso: como uma câmera compacta, existem apenas muitos lugares para colocar controles. E a menos que você tenha um visor na câmera, é difícil argumentar que usar o touchscreen ou um mostrador ao lado da tela é uma distração terrível de compor no painel traseiro. Uma câmera menor é sempre algo como um compromisso.

main-qimg-d79b442463e72376c0764c42cc588e13-mzj

Então eu estou nivelando! Aqui está o excelente Pansonic LX100. Esta é a máquina fotográfica digital compacta de um entusiasta. Tem um visor, uma lente não colapsável com vários anéis e um sensor de quatro terços, o dobro do tamanho do sensor em todas aquelas câmaras 1″ (embora não esteja a usar o sensor inteiro). O nível interno controla a relação de aspecto da imagem. O anel externo controla a abertura. Mas aquele outro anel... que pode realmente ser definido para zoom ou foco!

Não vou rever a lista de todas as câmeras compactas possíveis que têm esta característica. Se você estiver satisfeito com a composição na tela traseira, procure câmeras que oferecem disparo bruto e exposição manual - elas quase sempre oferecem alguns meios de foco manual também. Se você está realmente procurando por um anel de foco, procure uma câmera com um anel ou dois, perceba que, além do X-F1 eles são praticamente todos anéis "drive-by-wire" e assim reatribuíveis, então verifique o manual e tenha certeza de que o software permite o controle de foco via ring.

main-qimg-4af8581dc1b4af7a39ac0daf8d78e5c7.webp

Se você quiser incluir câmeras bridge maiores em sua busca, você provavelmente terá um tempo mais fácil. Adicionei recentemente um Sony RX10 Mark IV à minha colecção. Esta é uma câmera bem grande, maior do que qualquer uma das minhas câmeras Micro Four Thirds, embora anã por uma DSLR típica. É a melhor câmera de ponte do planeta, esta semana, pelo menos para fotografia. E tem três anéis, para controle de abertura, foco e zoom... embora na verdade, os anéis sejam reatribuíveis. E, claro, tem um visor, além da tela traseira.

Agora, não tinha certeza se você estava feliz em se contentar com o foco manual, ou se você estava procurando foco acoplado mecanicamente. Mesmo câmaras como a cara RX10 aqui estão a usar controlos electrónicos para praticamente tudo, e fazem os anéis de controlo também electrónicos. É uma troca bastante fácil, suponho: menos complexidade mecânica, muito mais flexibilidade de controle.

main-qimg-da2860a3958e2f6687c96f9ed78774c4-mzj

Se você entrar em câmeras de lentes intercambiáveis sem espelho (MILC), você terá mais opções. A maioria das lentes sem espelho da Olympus ainda tem foco por fio, mas todas elas têm anéis de foco manuais, mas drive-by-wire, não ligados mecanicamente. Embora existam algumas inovações. As lentes de gama superior têm um sistema de "embraiagem de focagem". Você desliza o anel de focagem para trás e obtém foco manual instantâneo. É eletrônico, mas não é relativo - você tem o mesmo foco absoluto que você teria em uma lente manual. Não é um anel que gira para sempre. Realmente parece acoplado... na verdade, tive de verificar para ter a certeza que não estava a usar algum acoplamento mecânico antes de escrever isto.

As lentes Fujifilm série X funcionam da mesma forma. Todas elas têm um anel de focagem manual, mas é uma entrada digital, e a lente é focada através do motor de focagem, mesmo quando se está a movê-la com os dedos. Esta é a forma normal de muitas lentes funcionarem hoje em dia.

main-qimg-7968e7eda99b1834e3dee70420543785-mzj

E se isso não for suficiente, você pode, é claro, obter uma lente totalmente manual com uma focagem helicoidal real, como esta Mitakon Zhongyi 25mm f/0.95... que é normalmente encontrada na minha caneta Olympus Pen F. Essa combinação é substancialmente menor e mais leve que a RX10, se não for tão boa em concertos de rock.

Leia Mais

5 Situações em que o foco manual é melhor que o foco automático

De Thora

Quais são as características dos melhores roteadores sem fio? :: Porque não posso usar 2 extensores num router?