Casa > C > Cada Operadora De Telefonia Celular Realmente Tem Sua Própria Rede, Ou Eles São Compartilhados De Alguma Forma?

Cada operadora de telefonia celular realmente tem sua própria rede, ou eles são compartilhados de alguma forma?

Essencialmente, existem dois tipos principais de Operadora de Rede - Uma Operadora de Rede Móvel (MNO) e uma Operadora de Rede Móvel Virtual (MVNO). Uma Operadora de Rede Móvel executa sua própria rede e terá todos os componentes necessários para executar uma rede móvel, incluindo equipamentos de Rádio (torres de celular), Transmissão (links de comunicação entre os vários componentes), Equipamentos de Comutação e Equipamentos Centrais (Coisas como bancos de dados de assinantes e sistemas de faturamento). Os MVNOs, por outro lado, têm um contrato com um ou mais MNOs para fornecer acesso a alguma ou toda a sua rede e depois preencher o resto eles próprios. Isso varia desde um MVNO Completo que só precisa de acesso às próprias torres de celular e executar todo o resto do equipamento em si até MVNOs Parciais que também utilizam parte ou toda a outra infra-estrutura de rede do MNO, podendo não possuir nenhuma infra-estrutura de rede e apenas comprar cartões SIM que eles próprios marcam e vendem. Exatamente qual é o melhor plano para um determinado MVNO irá variar de acordo com seu mercado, uma vez que existem prós e contras a todas as opções.

Mas mesmo os MNOs não são necessariamente totalmente executados pela operadora. Eles podem compartilhar infra-estrutura com um MVNO como descrito acima, mas podem compartilhar sua infra-estrutura de outras formas. Um exemplo no Reino Unido é que muitos MNOs não executam toda a sua própria transmissão, em vez disso compram transmissão por atacado de fornecedores como BT e Virgin media para que qualquer dado do MNO possa viajar ao lado de seus concorrentes na mesma conexão de fibra. Outro exemplo é que os MNOs podem compartilhar sua rede de rádio a fim de reduzir o custo de implantação. Isso poderia ser através do compartilhamento direto de células, de modo que um operador possa vaguear pelas células do outro se as suas estiverem fora de alcance, ou poderia ser um acordo de compartilhamento de torre onde um operador constrói uma torre de células e permite que outros operadores adicionem seus equipamentos, economizando custos na entrega, construção e transmissão de energia. Acordos como este existem entre O2 e Vodafone e entre EE e 3 no Reino Unido.

O que todos estes acordos de partilha têm em comum é o objectivo - reduzir custos, quer reduzindo a sua necessidade de instalar equipamento se puder pedir emprestado a outro fornecedor ou recuperar algum do seu investimento emprestando alguma da sua capacidade instalada a outros fornecedores (ou ambos num acordo de partilha recíproca). Afinal de contas, a construção deste equipamento pode acabar sendo muito cara.

De Chafee

Qual é a forma completa da WPS? :: Porque é que o espectro de frequência móvel é um recurso tão escasso?