Casa > P > Porque É Que Os Estados Unidos São Tão Populares Na Albânia?

Porque é que os Estados Unidos são tão populares na Albânia?

Para que possamos entender a razão pela qual temos de voltar no tempo. Faaaaar de volta no tempo. De volta aos tempos da boa e velha Albânia comunista(People's Socialist Republic of Albania - Wikipedia).

O partido comunista governou a Albânia por quase 50 anos, 46 para ser correto. Durante todo esse tempo a ideologia marxista-leninista foi sendo bombeada para o cérebro de muitas pessoas. Até 1968 as relações com a URSS eram bastante importantes e a grande e fantástica URSS era o símbolo da perfeição e a visão do futuro da Albânia e do Japão.

Isso mudou depois de 1968 quando as relações entre Albânia e URSS interromperam e pioraram, porque como o grande ex-líder da Albânia Enver Hoxha pensava que a URSS não era mais um país que representava o marxismo e o leninismo como deveria e porque a Albânia era tão marxista-leninista, ele queria que a Albânia seguisse seu próprio caminho.

Desde então a Albânia considerava a URSS/Rússia como seu oponente, como seu inimigo, porque abandonaram e traíram o marxismo-leninismo, o que também levou a muita propaganda anti-russa.

Velocidade um pouco e você se encontrará no 90′, através desse tempo o regime comunista da Albânia tornou-se muito fraco e muitas pessoas saíram do país em direção à Europa e principalmente ao Ocidente. As pessoas queriam empregos e dinheiro e nos países de Leste, cujas economias estavam à beira do colapso, o Ocidente começou a tornar-se a visão, a esperança de um futuro melhor e mais rico (Queda do comunismo na Albânia - Wikipedia).

Países como Alemanha, Itália e Grécia ofereceram muitos empregos e o pouco dinheiro que as pessoas ganhavam ali era muito dinheiro na Albânia.

Os EUA tornaram-se o novo símbolo da perfeição e da visão de futuro da Albânia's, pois era o país mais poderoso e que lutava com mais força contra o comunismo em muitas regiões. Os albaneses esperavam que os EUA ajudassem seu país a escapar do comunismo e a "patrocinar" uma Albânia nova e democrática.

Quando as manifestações estudantis começaram no meio 90′ o povo esperava uma Albânia nova e melhor e o melhor exemplo de uma economia de sucesso e poderosa era os EUA, o sonho americano estava se tornando a maior esperança para os cidadãos albaneses.

A situação atual não't mudou muito. Infelizmente a nova Albânia "democrática" acabou por não ser tão democrática. A corrupção e a pobreza ainda são um grande problema, portanto a esperança e o desejo de alcançar o sonho americano ainda não parou e provavelmente não vai parar nos próximos anos.

A verdade é que a relação americano-albanesa tem desempenhado um papel muito pequeno neste facto, quase nenhum, já que quase todos os países do mundo procuram boas relações com uma superpotência militar.

E essa, meu amigo, é a razão pela qual os albaneses gostam assim tanto dos EUA.

De Oribella Neubauer

Pode substituir uma bateria de 400 mAh por uma de 750 mAh? :: Que operadoras de celular ainda suportam telefones 3G?