Por que os sistemas de PC são dominados por processadores CISC?
Descordo em parte de Marty Fouts (invulgarmente)
P>Primeiro, a tarefa de uma visão purista CISC vs RISC é uma coisa académica: no mundo real as coisas ficam mais desfocadas. Esse argumento tem trinta anos e o mundo avançou.
"debaixo do capuz": x86 na verdade executa um conjunto de instruções muito mais pequeno. Os microops etc são uma espécie de RISC (areia tipo VLIW e tipo de...).
Mas a complexidade "CISC" que vemos é uma linguagem intermediária: não é o conjunto de instruções que é realmente executado
Segundo, na medida em que x86 é CISC que prova o ponto de Msarty sobre a "tecnologia do trunfo econômico"
Um amigo costumava ter uma versão do modelo OSI 7 camadas com LAYER 8 = DINHEIRO, LAYER 9 + POLÍTICA, LEIS & REGULAMENTO - e nós discutiríamos a ordem deles!
Neste caso é um ótimo exemplo do que os economistas chamam de dependência de caminhos, ou se você prefere o viés de incumbência ou dívida técnica.
Para deslocar algo que existe, com muito investimento, o primeiro funciona - o primeiro é realmente difícil. Você precisa ser MUCH melhor.
Como outro exemplo, perceber sobre sistemas de TI ainda rodando COBOL, com camada sobre camada de emulação então o novo HW roda SW.
Desenhar uma nova arquitetura é fácil: mas ter todas as décadas de software, ferramentas, etc escritos & trabalhando com x86 - isso é difícil
Terceiro, quem se importa com PCs? São 100milhões de unidades por ano. Há dez vezes mais computadores por ano rodando no ARM (Acorn Risc Machine as was...) em seus bolsos
Artigos semelhantes
- Existe alguma semelhança entre os processadores RISC e CISC?
- Por que os processadores ARM são mais eficientes em termos de energia (desempenho/watt) do que os processadores x86?
- Por que os processadores AMD produzem mais calor do que os processadores Intel?
- Quão poderosos são os processadores Exynos da Samsung em comparação com os processadores Snapdragon e MediaTek?