Para um usuário iniciante, como o Linux Mint/Ubuntu é uma boa alternativa para o Windows XP?
Linux (estou falando em geral; eu uso Solus, mas essas vantagens devem se aplicar a qualquer distro, incluindo Mint e Ubuntu, ambos que eu já usei antes, também) é vastamente mais seguro que o Windows XP. 1: é mantido ativamente; o Windows XP (em particular) tem tido problemas recentes de segurança maciça devido ao seu estado de fim de vida. Lembra-se do Wannacrypt? Isso não teria sido tão grande, se todos tivessem usado versões mais recentes e corrigidas do Windows (pelo menos 7).
Linux, no entanto, tem mais adavntages de segurança. No Linux, mesmo como usuário administrador, você tem que solicitar especificamente permissões de administrador para fazer qualquer coisa perigosa. Este pedido irá gerar uma caixa de diálogo de pedido de senha. (o Windows também faz isto, excepto que a caixa de diálogo é um simples sim/não, e é bastante fácil contornar isto).
Linux é considerado tão seguro que o antivírus tradicional estilo Windows é impossível e desnecessário, uma vez que o Linux simplesmente não contém as mesmas falhas que o Windows. Aqui está o porquê. Digamos que você é um pesquisador cibernético de segurança. Você encontra um bug no Windows, você diz à MS e esperamos que eles lidem com ele; e enquanto isso, você diz às empresas de antivírus para procurarem qualquer coisa que o explore. Esperemos que o antivírus dos utilizadores finais o consiga fazer correctamente. Agora digamos que você descobre uma falha no Linux.
Linux é de código aberto, para que qualquer um possa fazer melhorias. Você revela a falha, e muito provavelmente ela é corrigida muito rapidamente. E então o utilizador final pode apenas clicar em update e ver a falha de segurança desaparecer (isto pode requerer uma reinicialização se for uma falha do kernel, mas provavelmente não). Oh sim, eu nunca reiniciei um sistema Linux para atualizações. Francamente, eu nunca tive uma falha. O Windows 10, pelo contrário, recentemente me deu uma tela azul a 6 horas de uma nova instalação.
E é bem fácil de usar, desde que você não tenha um medo irracional da linha de comando. Não conhece a linha de comandos do Linux? Não se preocupe - a comunidade conhece. A maior parte do seu uso real será exatamente como no Windows. As únicas vezes que eu abro a linha de comando são para instalar coisas (apenas digite 'sudo apt-get install package-name') e mexer com C+++.
Even os instaladores para Ubuntu e Solus (não sei sobre o Mint, mas provavelmente) são puramente gráficos, como o instalador do Windows. Se você pode instalar e manter um PC no Windows, você pode usar Linux.
Artigos semelhantes
- Como instalar o Windows 8.1 no laptop pré-instalado que vem com Ubuntu e remover o Ubuntu depois de instalar o Windows 8.1
- Como instalar o Kali Linux após o download no Windows 10 com Kali Linux e Windows 10
- Um sistema operacional de smartphone diferente significa um tipo diferente de usuário? IOS vs Ubuntu Touch vs Windows Phone vs Android
- O Linux (Ubuntu) é tão bom quanto o Windows para o desenvolvimento de jogos (Unity 2D e 3D)?