Qual é a diferença entre violeta e roxo?
Violeta é simplesmente uma variante do violeta (azul avermelhado). No entanto, tem um grande significado na medida em que vemos o violeta no extremo do comprimento de onda curto (azul) do espectro visual (o arco-íris produzido por um prisma) onde teoricamente não deve haver vermelho, uma vez que o vermelho está no extremo do comprimento de onda longo do espectro. A explicação para isso é que existe uma peculiaridade em nossa visão colorida.
Vemos cores através de fotorreceptores em nossos olhos chamados cones, que vêm em 3 tipos:sensíveis ao azul, cujos picos de resposta a um comprimento de onda de 450 nm> Cones sensíveis ao verde, cujos picos de resposta a um comprimento de onda de 550 nm> Cones sensíveis ao vermelho, cujos picos de resposta a um comprimento de onda de 600 nm>>ul>>>li> A 4ª curva em cinza é para as hastes usadas em nossa visão noturna não colorida.
Quando a luz estimula mais de um tipo de cone simultaneamente, o nosso cérebro interpreta isto como uma cor intermédia. Por exemplo:
<- Cones Azul e Verde juntos igualmente são interpretados como Ciano<
- Cones Verde e Vermelho juntos igualmente são interpretados como Amarelo>li> Cones Vermelho e Azul juntos igualmente são interpretados como Magenta>>li> Cones Vermelho, Azul e Verde juntos igualmente são interpretados como Branco
A imagem acima mostra como ela se parece em um gráfico de sensibilidade versus comprimento de onda. Observe o pico secundário na curva Vermelha à esquerda do pico na curva Azul.
Uma consequência interessante disto é que ao invés de percebermos o espectro de cores como apenas uma linha reta do azul para o vermelho, também o vemos como um círculo no qual a extremidade violeta curva ao redor e se funde suavemente com a extremidade vermelha.