Qual é a diferença entre violeta, anil e roxo?
Semântica! e tonalidades, intensidades, saturação e onde ou como elas ocorrem.
Semântica é como as palavras são comumente usadas ou em que campo, ciência, sala de aula ou indústria, que essas palavras ocorrem. Assim, roxo e violeta podem ser intercambiáveis, mas em física o roxo não existe, geralmente, e violeta refere-se à cor "roxa" da luz visível de menor comprimento de onda em 1 extremo do espectro. O índigo é uma substância que tem uma cor azul escura que é quase preta, usada para corantes e pigmentos. Para os fabricantes de tintas, geralmente, o roxo é uma cor ou pigmento ligeiramente mais baço, mais escuro e talvez ligeiramente mais avermelhado do que o violeta, que é a mais brilhante, ou mais intensa (mais pura) dos "pigmentos ou cores roxas". O azul índigo é sempre o mesmo azul escuro, quase azul preto que é ligeiramente mais esverdeado do que o azul real, mas muito menos intenso ou mais baço do que o azul ultramarino que é ou foi feito com lápis lazúli, uma pedra semipreciosa.
Tons, intensidades e saturação é como artistas, profissionais e livros ou programas de computador diferenciam o que vemos ou percebemos como cores. Matizes, geralmente vão do vermelho mais puro para o violeta e depois voltam através do vermelho violeta e pinks quentes de volta para o vermelho. Olhe para uma roda de cores e você verá o que quero dizer. Depois, há dois tipos comuns de rodas de cor. # 1 tem as cores brilhantes, intensas ou puras no exterior da roda e no centro um pequeno disco branco ou cinza claro no centro e todos os tons pastéis ou mais claros das cores puras à medida que se desvanecem para o branco ou cinza claro. # 2 é o oposto com as cores puras diminuindo para um disco preto ou cinzento escuro médio no centro. Basicamente, se você brilhar 2 luzes de lados opostos da 1ª roda você terá uma luz branca. Se você usar 2 pinturas de lados opostos da 2ª roda você receberá uma cinza escuro médio ou quase preto. Esses pares de cores são chamados de cores complementares. Para cada cor intensa de tinta existe apenas 1 cor pura complementar. Para cores como marrom ou ferrugem, estas são cores que são vermelhas ou laranjas que têm alguma cor complementar já misturada, como um pouco de azul ou verde.
Então, a tonalidade refere-se à cor dominante como vermelho, ferrugem de ferro vermelho ou rosa salmão ou azul brilhante, azul menino ou azul índigo são todas de 1 tonalidade mas de diferentes intensidades (claro a escuro) e saturação (pureza ou contaminado).
Cor é vista ou percebida diferentemente por cada indivíduo e, mais importante, cada indivíduo verá cada cor de forma diferente pela quantidade de luz em torno da cor, se estão cansados ou alerta, que outras cores ou tipo de luz está em torno da cor que está sendo analisada. Depois, os nomes das cores ou rótulos. Qual é a diferença entre o amarelo dente-de-leão e a luz ou meio amarelo cádmio? ou amarelo cromado? Os dentes-de-leão têm todos os 3 mais verdes amarelos e um pouco de laranja ferrugem e guarda-chuva cru e creme ou branco! E se o dente-de-leão estiver à luz do sol ou num dia de chuva ou num vaso na mesa da sala de jantar, terá todo o tipo de alterações na sua cor.
Se não conseguir ver estas diferenças subtis não se torne um artista de aguarela, fique com gráficos ou acrílicos ou desenho ou escultura industrial. Pessoas que têm problemas com daltonismo tendem a ser mais sensíveis a mudanças sutis da luz para a escuridão e muitas vezes têm problemas com apenas algumas cores para que possam aprender a controlar certos meios com a prática. As aguarelas são melhores se os tons mudam muito lentamente como um nevoeiro. Os acrílicos adoram ser fortes e grossos! Experimente e descubra o que funciona para você!