Qual é a verdadeira cor do anil?
O índigo é o que aqueles com má visão de cor vêem quando olham para um azul que, para a maioria das pessoas com boa visão de cor, parece ligeiramente púrpura. Em vez de simplesmente ver a cor azul, a primária é dividida em azul claro e azul escuro (índigo). Alguém com boa visão de cor verá o azul puro a 460 nm. Logo abaixo disso (digamos a 459nm), eles verão um pouco de roxo misturado com o azul. Um pouco acima de 460nm eles verão o azul se tornando ligeiramente verde-esverdeado. Alguém com má visão de cor não verá roxo algum, em vez disso apenas verá o azul em todo o espectro. A mudança de azul escuro para azul claro é causada pela entrada relativamente fraca dos sensores azuis sendo sobrepujada pela forte entrada dos sensores verdes. Os sensores azuis contribuem muito pouco para a nossa percepção da luminância (imagens em preto e branco são apenas luminância, sem qualquer informação de cor) e quando se vai mais baixo do que cerca de 470 nm o sensor verde corta. Isto causa uma queda repentina na medição da luminância. Para alguém com boa visão de cor, os sensores azul e verde se sobrepõem o suficiente para que você possa evitar esta transição nítida. Você ainda verá a cor ficar mais clara, mas ela vai começar a ficar verde ao mesmo tempo. Se vir o azul a ficar mais claro sem qualquer verde, isto é um indicador de visão anómala das cores.Se mapearmos as cores de acordo com a forma como as percebemos, isto pode fazer um pouco mais de sentido:
Podemos ver neste mapa de cores que realmente só vemos o vermelho, amarelo, verde e azul ... mais o laranja e o roxo. Podemos ver que o índigo é basicamente uma falha na transição correta no azul primário.
Então, o que isto significa é que 'índigo' não é realmente uma cor de todo. Se você o vê, significa que você tem uma visão de cor defeituosa. Newton viu 'índigo' quando ele olhou para as cores produzidas pela divisão da luz branca com um prisma. Ele pensou que era uma das cores primárias. Ele também era 'color blind'. Para aqueles que não conseguem ver 'índigo', você pode ver algo semelhante com o verde. O verde a que estamos acostumados em nosso ambiente natural é na verdade um verde escuro. Se você olhar para um verde espectral puro, ele vai parecer bem diferente - muito 'mais claro'. Tão diferente que algumas pessoas têm dificuldade em reconhecê-lo como verde. Estas não são cores diferentes, é apenas um artefato de como nosso sistema visual lida com as irregularidades do ambiente natural. Tenha em mente que 'cor' é um sistema que o nosso sistema visual impõe ao ambiente para ajudar a construir uma representação útil do mesmo. O ambiente natural não tem qualquer obrigação de cumprir com a lógica interna deste sistema. Quando há uma contradição, nosso sistema visual geralmente aplica um pouco de fudge para que ele funcione de forma um pouco coerente.