Quem deve comprar uma impressora 3D?
Uma impressora 3D é uma óptima e divertida ferramenta. Duas coisas que você realmente precisa saber:
- É preciso muito trabalho para fazê-las funcionar muito bem. São máquinas subtis e surpreendentemente difíceis de acertar. Uma cara vai funcionar moderadamente bem "fora da caixa" - mas ainda vai precisar de uma boa dose de ajustes para que funcione sempre na perfeição. Uma barata...bem, reserve tempo para mexer nas configurações - e não o faça se você tiver um temperamento curto!!
- Você tem que ser capaz de fazer conteúdo para isso. Claro, há conteúdo que você pode comprar e conteúdo que você pode baixar de graça - mas para tirar qualquer coisa útil da coisa, você vai precisar aprender algum tipo de programa de Design 3D/CAD. (RECOMENDAÇÃO DE FORÇA: Aprenda a construir coisas num programa CAD ANTES de gastar dinheiro com a impressora 3D!!)
Para que é que eu utilizo o meu?
A maior parte do tempo que tenho usado o meu é para desenvolver um software para uma comunidade de nicho muito pequena (jogadores de mesa) que podem usá-lo para fazer as peças plásticas de que precisam muito mais facilmente do que com um programa CAD genérico.
Exemplo 1:
O nosso forno microondas tem um daqueles botões mecânicos de abertura de porta. É um grande botão cromado - mas atrás dele está uma engenhoca de plástico que destranca a porta e depois a abre enquanto você aperta o botão. É uma forma muito estranha.
As amigas partiram-se - e foi um fim-de-semana de acção de graças e a minha mulher precisou dele para preparar a refeição no dia seguinte. Então eu desmontei a coisa e descobri que a parte de nylon tinha se partido em dois ("fadiga plástica"). Não havia maneira de colar o nylon - os esforços para "soldar o plástico" só pioraram a situação. Sem chance de conseguir um cara de conserto a curto prazo, sem chance de comprar uma peça de reposição com menos de uma semana de atraso - a escolha foi comprar um forno de microondas novo - ou repará-lo.
...OR... para 3D imprimir uma cópia da peça no plástico ABS laranja brilhante que por acaso eu tinha à mão.
Então eu pego as duas peças do mecanismo antigo, pego um micrômetro e medo sua forma estranha - eu passei cerca de uma hora no "blender" (o programa de desenho 3D que eu mais uso) e coloco a impressora 3D em funcionamento. Levou cerca de 40 minutos para fazer algo com cerca de 3x3x3 centímetros de largura!
É uma parte difícil de imprimir em 3D porque o tipo normal de impressora 3D que eu tenho não consegue imprimir "overhangs" muito bem...então a minha primeira tentativa não funcionou e acabei com uma bolha deformada de plástico laranja brilhante!
Então você pode meio que corrigir o problema de overhang imprimindo um tipo de exo-esqueleto de plástico de suportes embaixo da peça - e cortá-los com um bisturi depois de impressos - e virá-los em 90 graus reduziu o número de overhangs - então 10 minutos depois - a impressora está tendo um "do-over".
Levou mais 50 minutos para reimprimir a peça (por causa dos suportes extra).
Sadly, eu tinha medido mal uma parte dela e tive de a enganar e lixar até ela encaixar.
Então, depois de passar um ENTIRE EVENTO a fritar com isto - consegui que a porta do microondas se abrisse e fechasse correctamente! Hooray!
No entanto, a minha impressora 3D não consegue imprimir muito bem o nylon - por isso, isto foi feito em plástico ABS - que se desgasta muito rapidamente - por isso, cerca de 6 meses depois, o fecho da porta do microondas partiu-se novamente.
Desta vez, foi fácil - eu já tinha ajustado as dimensões - e por isso foi FACILITADO voltar a imprimir mais quatro cópias da parte do trinco - e duas horas depois, usei uma para reparar o microondas e pus as outras três num saco de ziplock que colei na parte de trás do microondas para poder repará-lo novamente quando (não "se") falhar novamente!
(Eu poderia enviar o design para "Shapeways" que pode imprimir em nylon ou mesmo metal...o que pode ser uma boa ideia aqui - mas é mais fácil imprimir um monte de peças sobressalentes!)
Então nesse caso - a impressora 3D veio meio que à mão - mas se não tivesse sido uma situação de pânico - eu teria pedido a peça sobressalente. Por $20 teria sido muito mais fácil do que soprar uma noite inteira e um monte de filamentos plásticos ao fazer a minha própria substituição (quase como uma boa).
Modelos de Perfuração:
Mudámos de casa e o novo local tem armários de cozinha e casa de banho sem puxadores (por design) - por isso imprimi alguns modelos de perfuração em 3D para que pudesse facilmente fazer furos em cerca de 30 portas e gavetas com perfeita precisão.
Board Game Parts:
Eu também tinha algum jogo de tabuleiro antigo ou outro que queríamos jogar - e eu imprimi em 3D substituições para alguns dos contadores e marcadores perdidos que de alguma forma se tinham perdido.
O meu filho uma vez desenhou um jogo de tabuleiro REALMENTE fixe - e eu imprimi as partes para isso também.
OUTRAS ESCOLHAS:
Eu também tenho um (grande) cortador laser (que eu mesmo construí) - e acho isso um pouco mais útil do que a impressora 3D. Para coisas que você pode fazer com peças 2D interligadas, é WAY melhor que a impressão 3D - cerca de um bazilhão de vezes mais rápido - e o compensado é muito mais barato e "neutro em carbono" que a maioria dos filamentos plásticos.
Outra ferramenta legal para este tipo de coisa é uma fresadora CNC de 3 eixos...é útil para algumas coisas em que as impressoras 3D não são boas - mas boas para algumas coisas em que as impressoras 3D não prestam.
Mas ambas essas coisas são mais caras que uma impressora 3D - e ambas requerem todas as mesmas habilidades CAD e os mesmos tipos de fritzing em torno do tempo.
CONCLUSÃO:
As pessoas que deveriam comprar impressoras 3D são basicamente geeks técnicos.
Pessoas com tolerância para fritar com máquinas complicadas (e por vezes tempramentais) - e com a capacidade de fazer desenhos CAD 3D.
Para todos os outros...não me parece que valha a pena obtê-los.
Dito isto - há máquinas melhores que não precisam de tanto mexer - e há lugares onde você pode obter desenhos 3D imprimíveis - mas o meu problema é que os tipos de desenhos que você pode encontrar dessa forma nunca são o pequeno widget de plástico que você quer.
Mas estes NÃO são itens de consumo... como uma torradeira ou algo assim.