Como foram impressas as primeiras fotografias nos jornais?
Antes do desenvolvimento de imagens a meio-tom, as ilustrações de jornais teriam sido quase certamente feitas por gravuras em madeira. Eram gravuras feitas à mão, gravadas no grão final da madeira. Nos anos 1850 e 1860, tornou-se comum que estas fossem baseadas em fotografias.Here's um exemplo (isto é de 1864, impresso em Harper's Weekly - uma revista, em vez de um jornal)
A da esquerda é uma fotografia de General Grant. À direita está uma gravura em madeira, que traduz essa imagem para impressão em massa.
Fotogravura foi inventada na década de 1850 e melhorada na década de 1870, e foi usada para criar uma impressão a talhe-doce a partir de uma fotografia. Entretanto, as fotogravuras não eram impressas em jornais, embora fosse um processo usado em livros finos e revistas fotográficas. As gravuras em madeira eram usadas porque podiam ser impressas ao mesmo tempo que o tipo. As fotogravuras precisariam ser impressas separadamente do texto, o que não teria acontecido para um jornal.
A primeira imagem de meio-tom em um jornal data de 1873, embora o uso generalizado não ocorresse'só aconteceu na década de 1880. Halftone é um processo fotomecânico no qual uma foto é convertida em pontos de diferentes tamanhos ou densidades através de uma tela mecânica, o que permite a impressão em preto e branco, com a ilusão de diferentes tons.
Esta imagem é do New York Daily Graphic de dezembro de 1873:
Artigos semelhantes
- Como converter cópias impressas de fotos em cópias impressas com boa qualidade
- Quais foram algumas das primeiras decisões que foram fundamentais para o sucesso do Spotify?
- Quantas bíblias foram impressas?
- Como as fotografias tiradas nos smartphones comercializados como 'telefones com câmara' se comparam com as fotografias tiradas nas DSLRs?