No Texas, existem restrições ou requisitos para a captura de peixes-gato blindados, uma espécie de peixe invasora?
Do Texas Parks & Wildlife Department
Exotic Fish Discovered In Urban Bayous
de Galveston Bay
Jan Culbertson, Dickinson Marine Lab
Exotic or non native fish species have previously been considered rare occurrences in Texas' coastal waters. A distribuição mais ampla que se observa hoje em dia no Texas parece estar directamente relacionada com libertações acidentais ou deliberadas por aquariofilistas domésticos e pisciculturas tropicais. Infelizmente, peixes não nativos muitas vezes passam despercebidos até que haja populações localizadas estabelecidas, então tempestades e inundações podem mover ainda mais estas espécies em torno do estado.
Texas Parks and Wildlife Department (TPWD) tem coletado várias espécies exóticas durante os esforços de amostragem não rotineira ou peixes mortos de baías urbanas em toda a área metropolitana ao redor da Baía de Galveston. Tilápia do Nilo, (Oreochromis niloticus), tilápia azul (Oreochromis aureus), pacu preto (Colossoma macropomum), peixe-gato blindado (Loricarridae), ciclídeo Rio Grande (Cichlasoma cyanoguttatum) e carpa herbívora (Ctenopharyngodon idella) foram todas encontradas. Pescadores locais também relataram o peixe gato de cauda vermelha (Phractocephalus hemioliopterus) em Clear Creek, Galveston County. Com excepção da carpa herbívora, todas as espécies exóticas mencionadas são normalmente vendidas em lojas de aquariofilia ou instalações de aquacultura de peixes tropicais.
Como recém-chegados a um ecossistema, os peixes finos não nativos podem muitas vezes competir ou deslocar espécies nativas para fontes de alimento disponíveis, habitat e outros recursos, e introduzir parasitas ou doenças exóticas às populações de peixes nativos. Os ciclideos (tilápia azul e do Nilo) têm tolerâncias de temperatura e salinidade que lhes permitem competir com peixes solares de água doce e robalo nativos por comida e habitat e também podem inibir a reprodução das espécies nativas.
Ciclídeos do Rio Grande, embora nativos da costa baixa do Texas, estão agora a ser encontrados fora do seu alcance histórico e também podem competir com peixes solares por comida e habitat de desova. A carpa herbívora e o peixe-dourado alimentam-se da vegetação nativa e podem destruir valiosos pântanos costeiros, que são habitat importante para peixes finos, mariscos e aves aquáticas nativas. Os peixes-gato blindados são reprodutores de cavidades e enterram-se nas margens dos cursos de água, causando um aumento da erosão enquanto deslocam o peixe-gato nativo. Estes peixes-gato também podem sobreviver a secas ou condições de água fria por longos períodos de tempo nestas tocas costeiras.
A fim de determinar a extensão de espécies exóticas na baía de Galveston Bay, o pessoal do TPWD conduziu recentemente levantamentos para avaliar a sua diversidade e abundância. O TPWD utilizou uma variedade de equipamentos de amostragem na tentativa de capturar estes organismos entre Abril de 2004 e Março de 2005. Foram usadas redes de emalhar, redes de arrasto (um tipo de rede de arame), armadilhas para peixes e equipamento de pesca com electrodepeixes montados em barcos para a amostragem de três baías (Brays, Buffalo e Greens Bayous) numa base trimestral.
Todos os peixes capturados foram identificados e medidos no campo e as espécies exóticas foram devolvidas ao laboratório onde foram feitas medições adicionais. O estado reprodutivo foi avaliado para determinar se estas espécies estavam a desovar na baía de Galveston Bay. Os otólitos (ossos das orelhas) ou espinhos dorsais foram usados para determinar a idade destas espécies, contando anéis de crescimento semelhantes aos das árvores envelhecidas, através da contagem dos anéis das árvores. Uma pequena secção da barbatana dorsal também foi coletada para análise genética.
Além das quarenta e nove espécies de peixes nativos coletados, seis espécies exóticas também foram coletadas: plecos rei da neve (Pterygoplichthys anisitsi), carpa herbívora, tilápia azul, tilápia do Nilo, ciclídeo do Rio Grande e peixe-dourado comum. A maioria foi em Brays e Buffalo Bayous. A atividade de desova foi evidente em algumas espécies e as avaliações de otólito e coluna sugerem que estas espécies são residentes destas baías há muitos anos.
Poucas características morfológicas a serem procuradas nos plecos rei da neve são suas bocas carnudas como bocas, placas de corpo blindadas e barbatanas adiposas (barbatanas carnudas em suas caudas). Embora neste estudo a tilápia do Nilo e a tilápia azul tenham sido geneticamente determinadas como híbridas, a tilápia do Nilo distingue-se pelas suas listras verticais ao longo da barbatana caudal (cauda). Os ciclideos do Rio Grande são facilmente identificados por manchas brancas sobre os seus corpos e barras verticais escuras. As carpas gramíneas não têm barbelas na boca e têm focinho curto.
O Texas Fish Farming Act de 1989 forneceu a autoridade para regular os peixes, mariscos e plantas aquáticas prejudiciais e potencialmente prejudiciais que representam a maior ameaça para as espécies nativas. O TPWD mantém actualmente uma lista destas espécies exóticas proibidas (Peixes Exóticos, Mariscos e Plantas Aquáticas Invasoras) que não podem ser possuídas, transportadas interestaduais ou libertadas nas águas do Texas sem a autorização do TPWD ou sem uma Licença de Espécies Exóticas. Das espécies coletadas durante este estudo, somente carpas herbívoras e tilápia azul estão listadas na lista de espécies proibidas pelo TPWD.
Currentemente, o TPWD está desenvolvendo um Plano de Manejo de Espécies Exóticas Perturbadoras Aquáticas para o Texas, que é projetado para abordar a prevenção, controle e impactos de espécies exóticas através do manejo, pesquisa e educação pública e foca na introdução não intencional e não autorizada de espécies exóticas incômodas. Estão em andamento esforços para desenvolver materiais de conscientização pública para distribuição a mercados que vendem frutos do mar vivos, e os meios de comunicação estão sendo informados sobre questões relacionadas à introdução de espécies exóticas. Para mais informações sobre os impactos das espécies invasivas na baía de Galveston veja: http://www.galvbaydata.org/projects/invasive/Invasive.html
TPWD está também a acompanhar a ocorrência e extensão de alcance das espécies de peixes exóticos capturados em todas as baías e baías. Os pescadores podem contactar Leslie Hartman pelo número 361-972-6553 ou Brenda Bowling pelo número 361-972-6253 para reportar a localização de qualquer peixe exótico suspeito de ser capturado. Os pescadores também devem eviscerar ou matar qualquer peixe exótico que apanhem, e não libertar o peixe de volta para as águas do Texas.
Artigos semelhantes
- Que peixe é conhecido como peixe voador e porquê?
- Qual é a diferença entre o microcontrolador MSP 430 da Texas Instrument e o microcontrolador Tiva C Series TM4C123 da Texas Instrument?
- Consegues manter um sapo num aquário de peixes com outros peixes?
- Qual foi a melhor arma contra cavaleiros totalmente blindados?
- Você pode empilhar os bônus de defesa não blindados do Bárbaro e do Monge no D&D 5E?