Os smartphones estão substituindo laptops e desktops?
Parcialmente: as linhas de distinção são traçadas aproximadamente entre consumo de conteúdo versus criação de conteúdo. Os smartphones substituíram amplamente as câmeras para fotografia casual, com alguma capacidade de edição limitada, e são úteis para mensagens, e-mail, navegação na Internet e consumo de vídeo em um ambiente móvel. Na nossa própria experiência, esta tem sido a tendência. Eu não carrego mais uma câmera de bolso, e não levo meu tablet ou laptop para cafeterias na maioria das vezes.
Usamos o tablet para navegação casual, assistir vídeos e interação com mídias sociais, em vez do laptop, mesmo que as tarefas interativas sejam muito mais lentas e difíceis usando pequenos teclados na tela. Um teclado Bluetooth transforma um tablet em um laptop funcional para a maioria das finalidades, e os serviços em nuvem podem fornecer alguns dos recursos de criação de conteúdo listados abaixo que costumavam exigir um sistema de computador dedicado e com todas as funcionalidades.
mas, para criação de conteúdo sério:
escrita, desde e-mails mais longos com anexos a artigos de blogs ou obras literárias;
crunching de números, em folhas de cálculo e análise de dados;
artes audiovisuais, desde gráficos a edição de fotos e vídeos;
programação
gestão de dados, em grande escala, de centenas de gigabytes a terabytes
O laptop e o desktop ainda são as ferramentas de escolha.
No nosso escritório, o "desktop" consiste em estações de ancoragem para os portáteis, com monitor externo, teclado de tamanho completo e dispositivo de apontamento separado. O laptop entra nas cafeterias quando estamos em viagem e carregamos um teclado para uso em quartos de motel com cadeiras baixas e escrivaninhas altas. Ergonomia, capacidade de dados e dispositivos de entrada de precisão são as principais razões pelas quais ainda usamos os quatro tipos de dispositivos. Mas, para pessoas que não criam conteúdo sério, os smartphones e os tablets são provavelmente suficientes. Conhecemos várias pessoas para quem o smartphone é seu único dispositivo em rede, e elas usam serviços externos se precisarem de mais. Nossa estação de televisão comunitária local ensina a produção de vídeo usando tablets. As bibliotecas públicas oferecem serviços de impressão, bem como estações de trabalho para uso da Internet.
Para uso casual, onde a maioria do consumo diário de dados e interação pode ser realizada com um smartphone, faz sentido ter apenas um dispositivo, em vez de comprar vários dispositivos. Mas, alguns de nós precisamos de todos os itens acima. Nossa rede doméstica de escritório inclui aparelhos programáveis (alimentados por computadores de placa única Raspberry Pi), smartphones, tablets, leitores de ebooks, Chromebooks, laptops com estações docking, desktops, TVs inteligentes e torres de servidores. Mas, alguns deles ainda estão por aí só porque ainda não se avariaram, e na nossa última longa viagem, só levámos smartphones e computadores portáteis. (Nota: estou escrevendo este hunt-and-peck no meu pequeno teclado de tablet enquanto aproveito meu café da manhã, embora haja uma estação de trabalho perfeitamente boa ao fundo do corredor no meu escritório. Então vai.)