O que são desktops virtuais?
Uma área de trabalho virtual permite o acesso remoto dos funcionários aos seus computadores de trabalho. O sistema operacional e os dados pessoais são armazenados em uma rede que pode ser localizada em qualquer lugar usando credenciais únicas de log-in, em vez de localmente no próprio PC ou em outros dispositivos de computação. Um desktop ou laptop é padrão, mas se você está procurando a conveniência adicional de navegar pelo seu desktop de trabalho com um tablet, smartphone ou outro dispositivo que possa se conectar à Internet, essa é uma possibilidade também.
A beleza dessa tecnologia é que existem várias maneiras de se configurar um desktop virtual. Um computador padrão é melhor executado através de um Desktops como Serviço (DaaS) para hospedar o servidor online. Mais hardware portátil, como um iOS, Android ou Chromebook, pode se beneficiar de desktops virtuais baseados na nuvem. Usando muitos sistemas operacionais diferentes, como Windows, Linus, iOS e Android pode otimizar uma estação de trabalho para uma tarefa complicada.
Cada sistema oferece diferentes vantagens e objetivos, mas mudar entre muitos sistemas operacionais diferentes requer saltar através de alguns hoops. Fazer isso diminui a produtividade por ter que atravessar essas barreiras cada vez que um funcionário quer trocar de dispositivo para realizar uma tarefa específica. Com uma infraestrutura de desktop virtual (VDI), basta escolher seu dispositivo favorito e ir direto ao assunto.
O desktop virtual se comporta como um desktop tradicional. Seus programas, histórico e configurações de personalização permanecem intactos e aparecem exatamente como você os deixou no final do dia de trabalho. Estes aspectos incluem papéis de parede, widgets e tudo o que você está familiarizado com o seu computador de trabalho. Quando você terminar de trabalhar em um projeto, basta salvar como você normalmente faria, e os arquivos serão mantidos em uma pasta dentro do servidor virtual e estarão acessíveis quer você esteja no escritório ou remoto.
Servidores Remotos usam um software chamado hypervisor para simular o desktop do usuário. Esta tecnologia permite que o servidor execute muitas instâncias do mesmo sistema operativo, por isso é perfeito para partilhar rapidamente o trabalho entre vários dispositivos ou uma configuração do local de trabalho com muitos utilizadores diferentes que vão e vêm do escritório. O hipervisor armazena a memória do sistema, o processador e outros aspectos vitais do sistema operacional, fazendo malabarismos com todos os diferentes usuários com facilidade.
Regards,
Jake Paul.