Quando é que os smartphones serão capazes de executar jogos AAA acima dos 60 FPS?
Smartphones nunca serão capazes de executar jogos AAA porque o poste de golo para jogos AAA está sempre em movimento juntamente com a força relativa do hardware. Quando um smartphone puder rodar Crysis 3 ou The Division como você os conhece agora, o padrão para AAA terá mudado drasticamente e esses já não serão mais parecidos com os jogos AAA. O novo AAA irá então exigir um padrão de hardware que está fora do alcance dos smartphones comerciais mais uma vez.
Se a única coisa que lhe interessa é atingir o estádio de jogo desses jogos específicos, então a resposta é que eles serão capazes de executar esses quando tiverem o hardware necessário para o fazer. Os requisitos de RAM e processamento são concretos, você está apenas jogando um jogo de espera para obtê-los neste ponto. O processamento de vídeo é o gargalo a que você precisa prestar atenção, pois o hardware móvel atual parece ser capaz de competir com consoles em papel, mas muitas vezes não tem recursos específicos de processamento de vídeo que você poderia tomar como garantido no PC ou console. Alguns dispositivos móveis específicos resolvem esses problemas, especialmente o hardware da NVidia, mas um grande problema como desenvolvedor de jogos de smartphone é que não há incentivo para visar hardware móvel que seja ridiculamente específico, especialmente no mercado Android. Em algum lugar ao longo da linha, se você se preocupa em dar um bom retorno, você precisa se abrir para outros dispositivos mais baixos ou mais antigos, o que essencialmente significa que os desenvolvedores de jogos móveis estão visando a última geração muito mais do que a geração atual.
Então, quando os dispositivos móveis são capazes de lidar com o que você agora consideraria jogos da próxima geração, é quando você seria capaz de ver de forma mais viável o que você consideraria jogos AAA pelos padrões atuais em hardware móvel. Se vais ver que mesmo assim é uma boa questão, porque as tendências de compra e as histórias de sucesso dos jogos para telemóveis são impulsionadas por coisas muito diferentes dos valores de produção em bruto, e os dispositivos móveis não são adequados para apresentar experiências de jogos de consola do ponto de vista da interface do utilizador/experiência do utilizador.
Cuidado com o que a Nintendo faz com o Switch. Esse é o dispositivo que tornará viável a ponte entre esses mercados do ponto de vista do negócio e da experiência do usuário.