Casa > O > O Que É Suo Motu E Quando É Implementado No Sistema Judiciário Indiano?

O que é suo motu e quando é implementado no Sistema Judiciário Indiano?

Suo motu, ou Suo Moto são termos permutáveis que significam "por iniciativa própria", é um termo legal latino, aproximadamente equivalente ao termo seu sponte. Por exemplo, é usado quando uma agência do governo, especialmente os tribunais atuam por conta própria, como em "a Comissão assumiu o controle suo motu sobre o assunto sem que ninguém busque formalmente a intervenção"
É um poder especial dos Tribunais Superiores e do Supremo Tribunal da Índia e de outros órgãos quase judiciais equivalentes, como a Comissão de Direitos Humanos, etc., iniciar uma audiência por si só, sem que ninguém apresente qualquer recurso ou petição escrita ou PIL. Quando o tribunal sente que um assunto requer uma intervenção legal séria e imediata, ele age Suo Motu.
Você pode ouvir o caso intitulado "Tribunal por sua própria iniciativa versus Estado (administração de Delhi)".
Um belo exemplo: O processo de desacato da Suo Moto foi iniciado contra Arundhati Roy quando ela publicou um artigo intitulado "O Maior Bem Comum" no Outlook Magazine e os comentários feitos por ela foram, prima facie, uma deturpação dos procedimentos do tribunal.

A acção da Suo Motu pode ser iniciada e as ordens podem ser dadas. O Tribunal não suo motu decide inconstitucionalidade no atual sistema de Revisão Judicial na Índia, a menos que movido por uma parte lesada e também, a menos que a determinação de inconstitucionalidade seja necessária para a decisão do caso.

Um tópico muito interessante sobre a história e a linha do tempo do suo motu PILs tomadas pelos tribunais indianos: Democratizando o Processo Judicial - Tribunais Indianos Exercício dos Poderes do Suo Motu - Global Village Space

De Nunciata Lawrenz

Como é difícil sair do Ecossistema Apple e adaptar o Android e o Windows? :: Por que muitas pessoas usam um iPhone mais do que outras?