O seu Chromecast/smart TV pode ser hackeado ou ser usado para invadir a sua rede/Wifi?
Sim. Você fez uma pergunta importante que muitos estão a ignorar. Não só isso, mas a sua impressora, câmaras de segurança, termóstato inteligente e qualquer outro dispositivo ligado ao seu WiFi pode ser pirateado e utilizado para obter acesso à sua rede. Estes são chamados de dispositivos IoT (Internet das Coisas). Qualquer coisa que você possa fazer com o seu telefone inteligente é um dispositivo IoT. Por definição, eles têm computadores poderosos, comunicam-se através da Internet, e são dispositivos confiáveis conectados à sua rede. Ser um dispositivo confiável significa que se eles tentarem enviar malware ou outros arquivos para o seu computador, o firewall do seu computador não irá bloqueá-los. Na linguagem Star Trek, os escudos estão em baixo.Há quatro coisas que você pode fazer para ajudar a se proteger.
- Alterar sempre a senha padrão de administração. A senha não tem de ser super segura. Todos os seus dispositivos IoT podem ter a mesma senha, se você desejar. Apenas não deixe a senha padrão do fabricante. Isso inclui a senha de administrador do seu roteador.
2. Não compre dispositivos IoT super baratos. Obtenha dispositivos de empresas respeitáveis.
3. Quando tiver a oportunidade, instale atualizações de firmware para todos os dispositivos IoT.
4. Considere configurar uma rede hóspede e colocar seus dispositivos IoT na rede hóspede. Isto não irá funcionar para a sua impressora. Mas tudo o resto não precisa de comunicar na sua rede privada. Toda a sua comunicação é através da web.
Artigos semelhantes
- Como dizer se um Pokemon é hackeado, porque eu posso ter recebido um Pokemon supostamente hackeado
- O Google Docs pode ser hackeado e o que uma pessoa pode fazer para proteger o seu site?
- É verdade que alguém pode invadir o seu portátil se estiver na mesma ligação WiFi?
- Qual aplicativo pode ser usado para diminuir a velocidade wifi dos dispositivos conectados a essa rede?