Porque é que uma bateria precisa de ser calibrada?
O circuito dentro do telefone mede constantemente a voltagem, porque contar o número de electrões a fluir consumiria demasiado.
Para um microcontrolador é fácil e barato medir a voltagem restante através de um Conversor Digital Analógico.
No entanto, o ADC tem uma resolução limitada, e o ADC nos telefones provavelmente tem um ADC com uma resolução de 12bit. Em um intervalo entre 3 e 5v uma resolução de 12 bits significa passos precisos de 0.0005v, que em uma bateria de 2000mAh é de 1mAh.
Isto significa que o telefone não tem problema em determinar a tensão exata pode permanecer, mas o ruído no ADC eventualmente fará com que um erro cumulativo seja perceptível. Isto pode acontecer quando o ADC sinaliza uma tensão crescente, mesmo que a bateria não esteja em carga. O software assume que é um erro do ADC e ignora ou corrige a estima anterior pelo erro. Mas um aumento na voltagem também pode acontecer devido a um aumento na temperatura.
Desde que é melhor falhar uma estima, uma vez que a bateria está descarregada em vez de continuar a funcionar quando a bateria está quase esgotada, o software arredonda a estima no chão.
Empurrando o dispositivo abaixo do limite que o telefone assumia estar completamente descarregado, o telefone regista o novo mínimo, e actualiza a vida útil esperada.
Artigos semelhantes
- Porque é que o Linux não precisa de um firewall por defeito, como o Windows precisa?
- Como saber se a bateria do meu iPhone precisa de ser substituída
- Porque é que uma bateria precisa de dois metais diferentes?
- Uma vez que a bateria do novo Galaxy S6 acaba por ser removível, há alguma razão para que não tenha sido possível criar uma bateria alargada?