O que é realmente um "zangão"?
Se você procurar no Google a palavra "Drone", o primeiro resultado lhe dirá que significa fazer um zumbido baixo contínuo. Confuso? Bem, essa é a definição TÉCNICA de um zangão. A palavra "Zangão" está relacionada com abelhas. Mas a história é um pouco histórica, preocupada com a história? leia mais.Desde o inglês antigo, "zangão" refere-se a um abelhão macho cujo único papel é acasalar com a rainha. Como os zangões, ao contrário das abelhas operárias, não precisam se preocupar em colher néctar ou pólen, eles têm sido frequentemente vistos como ociosos, e no século 16, "zangão" poderia se referir também aos humanos preguiçosos. Por volta da mesma época, "zangão" começou a ramificar-se como um verbo, significando zumbir como uma abelha ou falar de forma monótona, lembrando uma abelha's persistente hum.
As abelhas também desempenharam um papel fundamental no uso do "zangão" para os primeiros aviões controlados por rádio, mas por outras razões. O historiador militar Steven Zaloga, autor do livro "Unmanned Aerial Vehicles" de 2008, explicou a fonte do termo em uma carta recente ao Defense News.
Em 1935, o Adm. William H. Standley viu uma demonstração britânica do novo avião de controle remoto da Royal Navy&apos para tiro ao alvo, o DH 82B Queen Bee. Nos Estados Unidos, Standley encarregou o Comandante Delmer Fahrney de desenvolver algo semelhante para a Marinha. "Fahrney adotou o nome 'drone' para se referir a estas aeronaves em homenagem ao Queen Bee", escreveu o Sr. Zaloga. O termo caberia, pois um drone só poderia funcionar quando controlado por um operador no solo ou em um avião "mãe".
Durante a Segunda Guerra Mundial, o Exército e a Marinha intensificaram a produção de "drones alvo" para a prática e "drones de assalto" para o combate. Um pioneiro no campo foi o ator britânico Reginald Denny, cujo hobby de modelo de avião o levou a fundar a Companhia de Aviões Rádio. O Exército fez encomendas para a criação de Denny, que é chamada de OQ-2. A Marinha tinha seu próprio contrato e chamou o veículo de TDD-1, abreviação de "Target Drone Denny 1"
O "drone" aeronáutico lentamente se transformou em um verbo também, originalmente significando "converter um avião pilotado em um drone sem piloto". Em 1996, a Helicopter News relatou que o fabricante Kaman "dronou com sucesso vários helicópteros". Mas foi só depois do 11 de Setembro, com o advento dos ataques secretos de drones, visando os suspeitos de terrorismo, que o verbo "drone" ganhou moeda.
Source: The Wall Street Journal