Um oxímetro de pulso pode estar errado?
Se a pessoa estiver fria, as defesas do corpo contra o frio funcionam contra o oxímetro de pulso e as leituras tornam-se inadequadas.Dependente da história médica do paciente, o oxímetro de pulso pode estar realmente errado. A anemia é um problema muito comum nas pessoas. O ferro é necessário para a hemoglobina, que é o que transporta o oxigênio. Com o ferro insuficiente há uma diminuição da quantidade de hemoglobina que transporta o oxigénio. O oxímetro de pulso indica que 100% da hemoglobina tem oxigênio, mas não capta o fato de que não há hemoglobina suficiente disponível. Seu paciente pode estar tendo extrema dificuldade para respirar com o oxímetro de pulso mostrando 100%.
A exposição ao CO é outro problema. O oxímetro de pulso não consegue diferenciar a carboxihemoglobina (CO) da oxihemoglobina (O2) porque há oxigênio com ambos. É por isso que não devemos fazer uma leitura do oxímetro de pulso em pacientes com uma exposição significativa ao CO. É uma leitura inútil.
Trate o seu paciente e não o equipamento. Se o paciente está tendo dificuldade de respirar e uma boa leitura do oxímetro de pulso, trate a dificuldade de respirar. Se o paciente não estiver reclamando de dificuldade respiratória, não trate a leitura do oxímetro de pulso de 80%.
Artigos semelhantes
- A postura e colocação da mão/braço pode afectar os valores do oxímetro de pulso?
- Porque é que a minha leitura de SpO2 no oxímetro de pulso oscila entre 92 e 97? Isto é normal?
- Porque é que o oxímetro de pulso não mostra a leitura?
- É correcto que o meu relógio de pulso não esteja apertado no meu pulso?