Os oxímetros de pulso são precisos quando um paciente está deitado?
O oxímetro de pulso é preciso em todas as posturas, desde que seja colocado num dedo ou dedo do pé com um bom pulso.
O oxímetro de pulso usa a absorção diferente de oxiemoglobina vs deoxiaemoglobina em vermelho e infra-vermelho para calcular a saturação. Também precisa de um pulso forte. É possível confundi-la, e as razões são as seguintes:
- Haemoglobina anormal. Carboxiemoglobina, meta-hemoglobina e outras hemoglobinas patológicas podem confundir um simples oxo de pulso (as mais recentes podem compensar).
- Pulsos normais ou vibração: o forte pulso venoso da regurgitação tricúspide pode confundir a máquina, assim como os pulsos transmitidos de (digamos) um veículo em movimento numa estrada acidentada. E claro, se o pulso é fraco ou ausente (pressão arterial muito baixa) a máquina não consegue ler.li>li>Problemas com absorção de luz. As luzes fluorescentes realmente cintilam, mais rápido do que o olho pode ver. Mas o oximetria de pulso também! Portanto, a luz artificial brilhante pode afectar a leitura de vez em quando. Da mesma forma o esmalte pode interferir com a absorção diferencial das frequências da luz na máquina e confundir a leitura.
Há muito mais maneiras de a máquina se comportar mal, mas estas são de longe as razões mais comuns.