Qual é a diferença entre um asfixiante de RF e um indutor?
A maioria dos engenheiros está familiarizada com indutores, pois eles são um elemento chave em muitos circuitos seletivos de freqüência. Uma aplicação para indutores que você pode não estar tão familiarizado é como um asfixiador de RF.
Um engasgador RF é um indutor, no entanto a seletividade de freqüência é simplesmente para passar a DC e bloquear todo o resto.
Nesta aplicação os valores de mérito habituais para indutores podem não captar adequadamente o desempenho real desejado do indutor.
Modelo de teste
Em muitas aplicações os indutores são usados para passar ou bloquear sinais. Quando usado como um bloqueador de RF, um indutor só deve passar em DC, todo o resto é bloqueado. Infelizmente, o bloqueio de frequências muito baixas requer um indutor muito grande. Como escolhemos um componente ideal?
Ao projetar um filtro o Q, ou fator de qualidade, de um indutor é muito importante e o objetivo é um componente Q alto. Ao seleccionar um indutor de RF, um Q alto nem sempre é a melhor escolha. Q alto significa perda baixa, mas para um estrangulador de RF, perda maior significa melhor isolamento. Isto significa que para uma dada indutância, um indutor Q mais baixo tem mais resistência parasitária do que um indutor Q alto. Outra consideração é que o Q é dependente da frequência, muitas vezes muito dependente.
Melhor Modelo
Ao escolher um estrangulamento RF, um alto valor de indutância é normalmente desejado. Por exemplo, na folha de dados LMH6521 recomendamos um indutor com pelo menos 1uH de indutância. Isto permite a passagem de sinais de baixa frequência com uma atenuação mínima. Na folha de dados da LMH6515, a Figura 42 mostra o impacto de diferentes valores de indutores na resposta em freqüência. Um indutor de alto valor geralmente tem um nível bastante alto de capacitância parasitária e consequentemente uma baixa frequência auto-ressonante. Neste ponto, é importante ler cuidadosamente a folha de dados. Em teoria, um indutor comporta-se como um condensador quando utilizado acima da frequência auto-ressonante (ver gráfico abaixo). Este pode ser o caso dos indutores Q altos, mas muitos engodos RF têm fios finos para embalar uma dada indutância num espaço pequeno (ver o melhor modelo abaixo). Devido ao impacto do efeito cutâneo, estes engarrafamentos de RF muitas vezes não têm capacidade suficiente para contrariar a resistência de alta frequência do fio. Isto significa que eles podem ser úteis para uma faixa de freqüência maior do que a folha de dados indica, às vezes até várias ordens de freqüência maior do que a freqüência auto-resonante mostrada na folha de dados.
Artigos semelhantes
- Existe alguma diferença entre indutor (bobina) e conta de ferrite?
- Qual é a diferença entre o Bluetooth no Android e no iPhone? Por que não somos capazes de transferir arquivos entre eles?
- A diferença entre 9 e 45 pontos de foco (Canon 800d Vs. Canon 200d) faz uma enorme diferença nas DSLRs?
- Qual é a diferença entre a Cyber Monday e a Black Friday, e qual é a melhor para fazer compras?