Como é que a Suíça tem tanta reserva estrangeira?
Porque o Banco Nacional Suíço tem lutado para evitar a sobrevalorização do franco suíço.
É sempre assim ou pelo menos há muito tempo. As pessoas do estrangeiro pensam que o franco suíço deve ser o epítome de uma moeda estável. Eles compram Francos Suíços no mercado de moedas. Um americano paga com dólares, um europeu com euros, e assim por diante.
Como a regra da oferta e da procura, esta alta procura do franco faz subir o preço do franco. É como no mercado de gado. Se todos querem comprar gado, o preço do gado sobe.
Mas o Banco Nacional Suíço tem a difícil tarefa de evitar isso. Quero dizer impedir que o preço suba.
Porquê? Porque a economia suíça sofre de sobrevalorização. Quando as empresas suíças vendem no estrangeiro não podem aumentar os preços só porque recebem menos francos por dólares.
Então, como é que o banco pode impedir que o franco suba? Eles atiram mais gado para o mercado. Servem a todos os que querem comprar francos. Eles levam todos os dólares, todos os euros, todas as libras que as pessoas lhes dão em troca de francos. Eles estão literalmente imprimindo dinheiro em espadas.
É um jogo estranho e assustador. Para mim parece inacreditável, mas o Banco Nacional Suíço não pode perder. Há dois cenários: Se as pessoas continuarem a comprar francos, o banco continua a baloiçar as suas reservas estrangeiras. Se as pessoas mudam de opinião, certamente é porque o franco perdeu algum valor. Então o banco tem uma dupla vitória: primeiro a economia suíça recebe um adiamento e segundo o banco compra de volta o franco embolsando a diferença.
Tenho certeza que é bom demais para ser verdade.