Um sinal de rádio AM tem os mesmos requisitos de antena que FM quando se trata de frequência?
Não; o comprimento de onda faz quase toda a diferença.
O centro da banda "AM" (ou onda média na Europa) tem um comprimento de onda de cerca de 300 metros de comprimento. A banda de transmissão FM tem um comprimento de onda de cerca de 3 metros. Isto deve dar uma idéia aproximada da escala das antenas de transmissão necessárias.
No tempo da radiodifusão, os engenheiros experimentaram muitos projetos diferentes de antenas para comprimentos de onda na faixa de centenas de metros (AM, mediumwave e longwave), e descobriram que os melhores e mais práticos projetos eram os que emitiam polarização vertical. Assim, o melhor a fazer era construir uma torre metálica e usar a própria torre como elemento irradiante. Este princípio de desenho é usado até hoje. A polarização horizontal não é desejada porque muito do sinal é absorvido pelo solo.
VHF televisão e rádio FM originalmente utilizavam a polarização horizontal. As razões pelas quais foram perdidas para a história, embora os engenheiros de hoje suspeitem que o trabalho precoce nessas freqüências descobriu que o ruído elétrico era principalmente polarizado verticalmente e/ou que a polarização horizontal apresentava menos problemas de multicaminhos. Edwin Armstrong declarou em seu artigo no Institute of Radio Engineers que seus testes de campo de transmissão FM emprestaram uma antena de transmissão de TV horizontalmente polarizada no topo do Empire State Building. Assim, a FM foi com o que a TV usava na época.
No início dos anos 70, as estações FM começaram a mudar para polarização circular (ou seja, são usadas polarizações horizontais e verticais, mas com um deslocamento de fase de 90 graus entre as duas) para melhor recepção nos chicotes verticais encontrados em auto-rádios e rádios portáteis. Há uma variedade de designs de antena que são usados.
Este design usa uma forma de "saca-rolhas" para irradiar omnidirecionalmente com polarização circular. É como um dipolo, mas as extremidades foram dobradas (para produzir radiação omnidirecional.
Este é um dipolo ciclóide. A porção circular irradia o componente horizontalmente polarizado. O dipolo vertical irradia o componente vertical.
Aqui estão dois desenhos que utilizam dipolos modificados que são espaçados e girados de tal forma que a polarização circular omnidirecional é alcançada:
Finalmente, abaixo está uma antena espiral de banda larga. A que está aqui ilustrada está localizada em Portland, OR, e foi concebida para funcionar em toda a banda FM. Esta é uma antena grande com um design sofisticado que está um pouco além do meu entendimento.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre a antena WiFi e a antena 4G? É possível utilizar a antena WiFi em vez da antena 4G?
- O ganho da antena depende da frequência? Em particular, podemos usar as antenas LTE legadas para mmwave e preservar o ganho da antena?
- Como verificar a força do sinal de uma antena
- Existe uma forma de adicionar uma antena para aumentar o alcance de um transmissor de rádio FM?