A bateria de um telemóvel tem um circuito interno?
Uma bateria de telemóvel pode ou não ter um circuito 'regulador' no interior. Um circuito regulador destina-se a assegurar que uma bateria (especialmente uma bateria de iões de lítio) não permaneça num estado sobrecarregado.
Uma grande quantidade de baterias de iões de lítio destinadas a recarga externa, como as de 18650, deve ter um circuito regulador dentro. Este circuito regulador irá sangrar lentamente o nível de voltagem da bateria para níveis de armazenamento seguros se ela tiver sido sobrecarregada. Nota, o Li-ion usado em veículos RC (Quads, Carros, Aviões) pode não ter isto incorporado, mas qualquer um que use estes (especialmente com as baterias maiores) deve usar um carregador que também tenha a capacidade de drenar as baterias para níveis de armazenamento, e deve saber como fazer isso, caso contrário o risco não só danifica as baterias deixando-as completamente carregadas por longos períodos de tempo, mas também dispara.
Que, na maioria dos telemóveis, a carga deve ser feita dentro do telefone, por isso este circuito regulador pode (e é) frequentemente feito dentro do circuito de carga dentro do telefone. Não, o seu carregador USB não é o circuito de carga, em geral é um circuito burro que fornece 5V e até a sua classificação de ampere. O circuito de carga dentro do telefone realmente converte este nível de voltagem para uma voltagem mais baixa, e também tem capacidade de fixação de corrente para garantir que a bateria não recebe muita corrente quando está quente, ou está nos níveis mais altos do estado carregado.
Então, além do circuito Catódico/Electrolito/Anódico que define o que é uma bateria, pode ou não incluir um circuito regulador dentro.