Porque é que o circuito LC produz oscilação?
Não PRODUZ a oscilação, mas irá oscilar quando a energia for aplicada.
P> Consideremos o circuito "tanque", com L em paralelo com C. Teremos de alimentá-lo periodicamente se quisermos uma oscilação sustentada, mas vamos examinar o que acontece após a aplicação de uma tensão de passo transitório.
A bobina está inicialmente a impedir que muita corrente passe por si mesma, o condensador vazio não é tão relutante, por isso a corrente corre lá e começa a carregar as placas. À medida que o capacitor é carregado, e uma tensão é desenvolvida... enquanto isso, a corrente inicialmente pequena cresceu a ponto de agora ser mais fácil de fluir através da bobina do que continuar a construir a tensão no capacitor. Tanto que até mesmo a carga no capacitor decide também ir para a bobina e o capacitor agora descarrega.
Uma corrente está passando pela bobina, é difícil parar. A descarga continua, mas não pára a zero! Ainda mais corrente é puxada "do" condensador (mais precisamente o nível de carga deste lado da placa vai abaixo do nível de carga do outro lado da placa). Isto produz uma tensão negativa através dos terminais. Quando isto acontece, torna-se cada vez mais difícil puxar qualquer coisa para fora do condensador, então eventualmente a corrente através da bobina é obrigada a diminuir, depois parar, depois inverter para "repor" o excesso que foi puxado para fora do condensador. A tensão negativa através do condensador começa a voltar para zero, enquanto a corrente "para trás" na bobina está aumentando. Uma vez que a tensão através do condensador tenha atingido zero, no entanto, ainda há toda aquela corrente voltando através da bobina com nenhum outro lugar para ir direto para o condensador, então o condensador começa a carregar novamente... e assim por diante.
Com uma tampa perfeita e uma bobina perfeita este ciclo seria repetido para sempre, no entanto, tampas reais e indutores reais têm resistência em série, o que reduziria a força (amplitude) de cada ciclo. Mas com a aplicação periódica de energia, o ciclo é renovado, a única perda líquida do fornecimento é apenas a quantidade para manter cada ciclo em funcionamento. As oscilações de tensão e corrente em tal circuito podem ser muito superiores à tensão real aplicada, pelo que deve isolar a sua alimentação do tanque. A frequência natural da oscilação é um subproduto dos valores da capacitância e da indutância, mas se o seu circuito está a alimentar qualquer outra frequência, a amplitude da resposta será menor quanto mais longe estiver da frequência ressonante natural
Aprendizagem Feliz.
Artigos semelhantes
- Porque é que a Gameloft produz apenas versões genéricas de jogos populares?
- A HBO produz um conteúdo tão excelente. Como e porque é que as séries televisivas da HBO estão um passo acima de todos os outros?
- Porque é que a diluição do H2SO4 produz calor?
- Que engrenagem produz mais potência/torque, marcha à ré ou primeira?