Como refrescar sua mente em dez minutos durante longas sessões de estudo
">p>Tente estas 5 dicas rápidas para energizar sua mente e fazer uma merecida pausa durante longas sessões de estudo.Dica rápida #1. Tenha algum alimento para o seu estômago E para o seu cérebro.
Você vai ficar com fome de toda essa atividade mental, certo? Não é uma grande surpresa. Mas sê esperto com isso. Use a sua pausa para comer algo que seja saudável e lhe dê energia. Sabias que a excelente comida do cérebro inclui sardinhas, beterrabas, espinafres e lentilhas? Tente incorporar estes e outros alimentos nas suas refeições diárias para aumentar o seu poder cerebral. Experimente este impulso rápido para repor a energia de que precisa: um punhado de nozes e frutos secos. E não se esqueça de beber muita água!
Dica rápida #2. Faça uma verdadeira pausa de tudo.
Uma verdadeira pausa significa afastar-se. Primeiro, afasta-te da tua secretária. Se possível, aproxima-te de uma janela e olha lá para fora. Levante-se direito. Levante os braços acima da cabeça e faça um esticar de corpo inteiro, alcançando o céu. Depois baixe os braços e faça um conjunto de 10 respirações profundas, inalando pelo nariz e exalando pela boca. Faça-o com os olhos fechados, se você quiser. Quando terminar, faça uma boa xícara de café ou chá.
Dica rápida #3. Tenha uma pequena pausa mental.
Em outras palavras, dê ao seu cérebro uma chance de descansar por um pouco. Primeiro, encontre um espaço confortável, como um sofá, uma poltrona, ou mesmo a sua cama, se estiver em casa. Depois, bloqueie o ruído ambiental com auscultadores que chocam com o ruído. Escolha alguma música que o possa ajudar a relaxar; pode ser qualquer coisa que seja instrumental (sem letra), ou música clássica, ou uma playlist de chillout, ou um podcast com sons da natureza. O objetivo é desconectar do estudo, descansar um pouco os olhos e dar ao seu cérebro uma chance de focar em algo agradável por alguns minutos.
Dica rápida #4. Ganhe algum tempo para praticar a atenção.
Acredite ou não, você pode treinar seu cérebro para ficar mais calmo e focado meditando por 10 minutos. Esta prática pode ajudá-lo a lidar melhor com o enorme volume de informação a que está sujeito durante aquelas sessões de estudo cansativas. E, como você provavelmente já experimentou, você pode, como resultado, sentir-se sobrecarregado e estressado com tudo isso. O maior benefício da meditação é que ela realmente o ajuda a acalmar seus pensamentos (e um bônus adicional, pode ajudá-lo a se sentir melhor). Faça o download do aplicativo Headspace. É super fácil e divertido, especialmente se você é um iniciante.
Dica rápida #5. Dê ao seu corpo um verdadeiro desafio físico.
Realizar alguma forma de exercício físico, mesmo quando é direccionado e curto, melhora o desempenho cognitivo do seu cérebro'o desempenho cognitivo, a capacidade de resolução de problemas, e até aumenta a memória a longo prazo. Escolha uma atividade que você gosta de fazer, ou escolha algo inteiramente novo para manter o seu mini-treino mais interessante. Experimente uma rotina de yoga matinal, um conjunto de flexões hindu ou poses de saudação ao sol, ou um conjunto de agachamentos, alongamentos e flexões para que a sua circulação funcione e lhe dê a energia necessária para continuar com o seu dia. Vais notar uma grande diferença, e isso vai melhorar o teu humor!
Artigos semelhantes
- Quais são alguns jogos para PC que são bons para sessões de 5-10 minutos de jogo?
- Qual é a precisão do Relógio Apple para acompanhar o ritmo cardíaco durante as sessões de natação?
- Como é que um horário de estudo ajuda no estudo efectivo?
- O que devo fazer nos meus intervalos de 10 minutos de estudo?