Quando foi inventado o primeiro telemóvel?
Primeiro define "telemóvel." Se te referes a algo que é segurado à mão, então o telemóvel foi introduzido pela primeira vez em 1973 e o primeiro modelo comercial foi lançado em 1983. No entanto, telefones que eram fáceis de mover foram inventados e em uso muito antes disso.
Há histórias de pessoas tendo telefones em seu carro já em 1910. Eles teriam que passar um fio para conectá-lo à central quando quisessem fazer uma chamada.
O primeiro carro instalado, telefone baseado em rádio, foi lançado em 1946. Esta unidade pesava 36kg (80 lbs), era limitada à área de Chicago, e apenas três chamadas podiam ser feitas simultaneamente devido às limitações da licença de rádio. Mais tarde, aumentou para 32 canais. Isto também tinha o problema de que as freqüências de rádio eram totalmente inseguras. Qualquer pessoa com um rádio na freqüência certa podia ouvir e possivelmente transmitir na chamada.
Isso foi apresentado no filme Sabrina de 1954 estrelado por Humphrey Bogart
Telefones baseados em carros eram comuns para o governo e clientes ricos durante a década de 70. Em Live and Let Die (1973), o telefone que James Bond está usando em seu carro era bastante comum para aqueles que podiam pagar.
Uma limitação com estes telefones de carro é o limite de distância entre o carro e a estação base do transmissor. O telefone só podia se comunicar com uma única estação transmissora. O uso de várias estações rádio-base causaria interferência e o telefone não poderia mudar automaticamente entre as estações rádio-base para evitá-la. Isto também exigia que a estação rádio-base fosse muito alta para cobrir uma grande área.
O primeiro verdadeiro sistema de telefonia celular foi colocado em operação em março de 1969. Ele foi construído pela Bell Labs e foi instalado no sistema de trem Metroline e forneceu cobertura telefônica completa para o trem em movimento entre Washington DC e Nova York, incluindo 5 túneis e metrô na Filadélfia. Eles usavam uma série de transmissores de baixa potência ao longo dos trilhos do trem e os telefones se desconectavam automaticamente de um e se ligavam ao outro à medida que o trem se movia. Devido aos requisitos de rádio e computação para que funcionasse, o telefone em si era do tamanho de uma cabine telefônica. A localização era rastreada por marcadores embutidos nos trilhos do trem. Havia 6 linhas disponíveis e funcionavam como uma cabine telefônica. A tecnologia aqui para mudar entre locais de celulares é basicamente a mesma dos celulares modernos.
No entanto, demorou até 1992 para que eles resolvessem a questão da segurança. Até a década de 90, os telefones dos carros não estavam criptografados. Qualquer pessoa com o rádio certo podia ouvir. Em 1990, então o Presidente da Câmara Newt Gingrich foi gravado em um telefone celular falando com vários colegas sobre como lidar com as conseqüências da falta de fundos isentos de impostos. Essa gravação fez com que o Newt Gingrich fosse divulgado por um New York Times. Em vez de descobrir como criptografar as chamadas, o governo (liderado por Newt) tornou ilegal construir, possuir ou importar qualquer rádio ou scanner que pudesse ouvir as freqüências de celular. Isso teve que ser permanentemente bloqueado. Foi mais tarde, na década, quando a criptografia se tornou comum. A lei, no entanto, ainda se mantém.
Florida Couple Are Charged In Taping of Gingrich Call
https://www.techwalla.com/articles/the-history-of-car-phones