É seguro navegar na web escura? Artboard
O termo "Deep Web" refere-se à web não indexada - bases de dados e outros conteúdos que os motores de busca podem't crawl. Sua pergunta provavelmente se refere ao que's às vezes chamado de "Teia Escura", ou mais tecnicamente, Tor (The Onion Router)'s hidden services.
It's compreensível que esteja um pouco nervoso sobre a chamada Teia Escura. It's tem sido jogado na cultura popular bastante, e de fato ele contém conteúdo interessante e às vezes bastante terrível. It's também é tema de especulação e ficção ocasionalmente divertida.
- reddit.com: /r/ NoSleep/ Journey to the Dark Web
- como posso aceder à Web profunda e escura?
>>br>>/li>
>br>> mas histórias assustadoras para contar no escuro à parte, os serviços ocultos Tor não são mais inseguros do que a Internet normal. A parte chave da "Dark Web" é a web. As mesmas melhores práticas que você deve aplicar em qualquer outro lugar na web vão ajudar a mantê-lo fora de problemas na web "Dark".
- Na verdade, você pode até estar mais seguro na "Teia Escura" se você jogar bem as suas cartas. Se você'estiver usando o pacote do navegador Tor, ele vem pré-configurado para protegê-lo contra algumas das ameaças à privacidade a que as configurações normais do navegador o sujeitariam.
- Isso deve ser óbvio, mas isso'é surpreendente a frequência com que ele aparece: Se você se registrar em um site de serviço oculto, don'não use o seu endereço de e-mail real. Crie um email descartável. E don'não use um nome de usuário - para o endereço de e-mail ou qualquer outra coisa - que você'já tenha usado antes ou planeja usar em outro lugar. E muito certamente don'não use o seu nome verdadeiro.
- Se você se envolver em uma transação comercial, use um site que tenha uma boa reputação. Nunca pague com cartão de crédito - lá's pouco recurso em localizar um operador de serviço oculto, e um chargeback pode ser constrangedor para explicar dependendo da sua transação. Se você paga em Bitcoin, use um site que fornece um serviço de escrow.
- Se você absolutamente precisa baixar algo (e eu não't sugiro se você não't sabe o que você're), faça um scan em VirusTotal ou um serviço similar.
- Se você mora em algum lugar conectado ao Tor pode causar problemas para você, considere conectar-se ao Tor através de uma "ponte". Isto é't infalível, mas fará com que seja menos óbvio que você're se conectando à rede Tor. Você pode encontrar instruções para obter endereços de bridge e configurar seu software no Projeto Tor: Bridges.
- Mais importante, exercite o bom senso. Se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Se alguém está sendo excepcionalmente amigável, pergunte-se por quê. Se alguém está fazendo ameaças estranhas, considere se as ameaças são realmente realistas. O seu próprio senso de possibilidade e perspectiva são os seus maiores aliados. Afie-os e aprenda a usá-los - eles'lhe fará mais bem do que qualquer antivírus ou software defensivo.li> Para abordar diretamente a preocupação original do cartaz'a aceder a serviços ocultos ganhos'não "chateie" as autoridades a menos que você viva em um país anormalmente autoritário. Assim muitas pessoas usam Tor, you'serão basicamente perdidas no barulho. (Ainda há preocupações - veja Como a NSA tem como alvo os usuários Tor.) Se você'está particularmente preocupado, você pode se conectar a uma VPN antes de se conectar ao Tor, a fim de ofuscar ainda mais o seu tráfego.
Ao usar o Tor, esteja ciente de que ao navegar na web normal, o operador do nó de saída (o servidor na cadeia mais próxima do site que você're acessa) pode ver seu tráfego se ele's não estiver criptografado. Esteja atento ao uso de sites que não'não suportam criptografia se você'estiver enviando informações pessoalmente identificáveis.
Um usuário na seção de comentários (que por alguma razão eu posso't tag) me lembrou Tails, uma distribuição Linux que pode ser inicializada a partir de uma pendrive, e automaticamente encaminha todo o tráfego através do Tor. Um de seus benefícios é que mesmo se algo correr terrivelmente mal, você só tem que reiniciar (ou na pior das hipóteses, reformatar a pendrive) e tudo volta ao normal - você pode navegar com o mínimo de risco.
Tor e os seus serviços ocultos são um grande recurso a explorar, e aprender a navegar neles é uma forma de construir as suas capacidades para o uso diário da web - afinal, se conseguir chegar lá, pode chegar a qualquer lugar.
Para saber mais sobre o Tor, VPNs, e outras tecnologias de melhoria da privacidade, pode consultar um artigo que escrevi há algum tempo para a PenTest Magazine*: "Privacy and Anonymity Techniques Today"
Resources:
>
WikiLeaks Intercepted Private Communications [using Tor]
Edit: Updated answer to include "Resources" section, link to PenTest article, added item seven, added Tails info.
* - Don't blame me for the lede. Some lame-arse editor had never heard the phrase "The Internet is serious business."