Casa > Q > Que Jogos De Aventura Baseados Em Texto Você Recomenda?

Que jogos de aventura baseados em texto você recomenda?

Para mim, o clássico é NetHack. Não é o avô de todos os roguelikes, mas é provavelmente o mais popular deste gênero.

Chegou lá por causa da previsão do devteam sobre uma grande variedade de ações que se poderia realizar, baseado nas ações que eles normalmente viam jogadores querendo fazer nas campanhas de Dungeons & Dragons e outras masmorras que todos jogaram nos anos 80 e 90. Eles então dedicaram um esforço sem precedentes para codificar todas as maneiras que diferentes coisas poderiam interagir.

A história do conceito é simples: você acabou de entrar no nível um de uma rede de cavernas de vários níveis. Seu objetivo é descer até encontrar o Amuleto do MacGuffin, er, Yendor, e trazê-lo de volta para cima, aventurar-se no Plano Astral, e sacrificá-lo em um dos altares lá para ascender para a demigodidade. Não és muito poderoso para começar, mas vais chegar lá à medida que derrotares ou iludires as masmorras e adquirires poderes. Se não, você morre. E mais uma coisa: não podes simplesmente restaurar o jogo anterior. Você pode salvar o progresso e voltar mais tarde, mas se você morrer, o jogo apaga a sua salvação. (Você pode fazer uma cópia fora do jogo, mas isso não é intencional.) Você tem uma chance, aventureiro; não a perca!

Sua habilidade básica é o dano, impulsionado por sua arma física. Atinge coisas com mais força do que as que te atingem de volta. O problema é que a maioria dos monstros acerta com mais força. Então também precisas de uma armadura. Mas o dano ainda te vai desgastar lentamente. Por isso precisas de cura. Poções vão fazer isso! Mas nem todas, ou mesmo a maioria delas. Além disso, você não sabe como é uma poção de cura; em vez disso, você encontra "verde" ou "vermelho" ou "puce" ou... cerca de quinze cores diferentes de poções. Você poderia identificá-la com um pergaminho de identificação... mas os próprios pergaminhos só têm palavras mágicas que você não entende no início, como "FOOBIE BLETCH" ou "PRIRUTSENIE"...

Entre no primeiro quebra-cabeça do NetHack: descobrir que item faz o quê. Há muitas maneiras de fazer isso. Uma delas é com um pergaminho de identificação (assumindo que você encontre um). Outra é apenas tentar e ver o que ele faz, mas alguns itens são prejudiciais, até mesmo fatais. Alguns podem não ter nenhum efeito perceptível, não lhe dando nada; outros podem encantar sua arma atual quando você realmente gostaria de encantar a arma em sua bolsa. Você pode misturar poções; as fórmulas são as mesmas em cada jogo (apenas as cores são aleatórias). Você pode jogar um pergaminho no chão; se ele for amaldiçoado, certos animais não estarão muito dispostos a pisá-lo. (Só para que fique claro: experimentar um item e escrever a sua aparência e efeito, para usar em jogos, não vai funcionar. As aparências e efeitos são randomizados em cada jogo.)

Poções e pergaminhos não são as únicas coisas a identificar; há também varinhas, anéis, amuletos, e livros de feitiços. Você pode zapar as varinhas, mas tenha cuidado em que direção; o parafuso pode saltar. Se um parafuso de fogo atingir você, ele vai queimar seus pergaminhos e pode facilmente matá-lo. Um relâmpago pode fazer explodir as tuas poções, o que te pode matar facilmente. Uma varinha de condão pode ressuscitar o cadáver daquele monstro que acabaste de matar, o que acabará por te matar. Um raio polimorfo pode transformar-te em algo muito fraco, ou muito forte; mas se também fores muito grande, irás rebentar da tua armadura, destruindo-a, e serás incapaz de fazer outras coisas como empunhar armas, a menos que a tua nova forma tenha mãos. Se você tiver polimorfo em um xorn, você pode comer um anel e ganhar sua habilidade permanentemente (é melhor esperar que seja bom!). Em e sobre e sobre.

Existem pias no jogo; você pode largar anéis nelas e descobrir o que elas fazem baseado em como a pia se comporta. Há altares nos quais você pode rezar e sacrificar cadáveres, embora importe o alinhamento que você está e se o deus daquele altar está com raiva de você. Você começa com um animal de estimação, que pode te ajudar a matar monstros, mas ele vagueia muito, e pode precisar ser treinado com uma trela.

Você pode empunhar ou jogar qualquer coisa que você possa segurar em uma ou ambas as mãos. Então, uma das coisas mais loucas do jogo acaba por ser um cockatrice, já que transforma as coisas em pedra - incluindo você. (Nunca dê um soco com as próprias mãos... a menos que você seja um xorn.) Maneje para matá-lo, e você pode empunhá-lo (use luvas primeiro!). Agora (quase) tudo o que você marcar um golpe vai se transformar em pedra. Se tiveres uma picareta, podes extrair as estátuas para o que quer que elas estivessem a carregar. Tenha muito cuidado, entretanto; se você pisar em uma armadilha, ou mesmo tentar descer as escadas enquanto carregava demais, você tropeçará, e provavelmente se acertará com ela.

Objetos podem interagir de provavelmente milhares de maneiras. Você pode mergulhar armas em poções. Você pode comer cadáveres, além da comida normal. Se sua arma estiver amaldiçoada, você não pode trocar suas luvas. Se você é cego, você não pode ler pergaminhos (e TUDO no jogo é agora descrito em termos de sua audição, ou não pode de forma alguma). Se você estiver levitando, não vai cair em armadilhas, mas também não pode descer as escadas, ou mesmo pegar coisas deitadas no chão. Se você estiver levitando, não vai cair em armadilhas, mas também não pode descer as escadas, ou mesmo pegar coisas deitadas no chão. Uma varinha de condão derrete-a de novo. Uma varinha de escavação irá criar novas passagens ou mesmo um fosso para o próximo nível.

Tudo isto é implementado em texto 100% puro, mais comandos de teclado. Você não precisa nem mesmo de um mouse. O jogo foi portado para praticamente todos os sistemas operacionais capazes de emular um terminal 80x25 ASCII. E é 100% gratuito e de código aberto.

www.nethack.org

De Dymphia

Há algum problema com o Samsung Galaxy S7? :: Qual telemóvel é o melhor para a VR neste momento?