Quais são as diferenças entre jogos de pura aventura e jogos de pura acção?
É muito simples pensar em really.
Este é um puro jogo de aventura:
Aviso: RANT ALERT!
Não só que é um maldito bom jogo de aventura. Na verdade, foi por isso que ele falhou. As pessoas pensavam que não era um puro jogo de aventura, pensavam que estava misturado com outros elementos de jogo, como a maioria dos jogos modernos. Então eles sentiram que estavam decepcionados porque essas coisas que eles achavam que podiam (ou iriam porque é improvável que você vá) estavam ausentes.
Este é um RPG de Ação (com mais ênfase em Ação do que RPG e é a coisa mais próxima que posso encontrar de um jogo moderno que é um jogo de ação pura)
Agora para uma explicação.
Jogos de aventura são jogos que focam apenas nisso, aventura. Em geral, há pouco conflito nestes tipos de jogos que os tornam geralmente aborrecidos (eu pessoalmente os acho muito relaxantes e agradáveis, semelhantes a uma caminhada).
Jogos de ação são exatamente o oposto. Eles se concentram principalmente no conflito físico entre o antagonista e o protagonista (não necessariamente mergulhando nas interações/plot de personagens). Estes jogos são normalmente altamente lineares e segmentados em níveis discretos. Os jogos Retro Arcade foram também geralmente considerados jogos de acção do seu tempo. Também a única viagem que ocorre nestes jogos é feita para encontrar o próximo inimigo ou transição para o próximo nível discreto (se você quiser ir para o Final Fight retro é um excelente exemplo)
Então, como tenho certeza que você pode avaliar, no seu núcleo estes dois jogos são opostos polares um do outro e ambos são bastante superficiais no que eles têm a oferecer (jogos de ação oferecem desafios e jogos de aventura oferecem profundidade/imersão). É também por isso que os jogos de acção/aventura (uma combinação dos dois) são tão bem sucedidos, que dão resposta a mais aspectos do que seria considerado entretenimento para um maior número de pessoas. A adição de elementos de RPG (narrativa) aos jogos de Ação/Aventura resulta no típico título AAA de hoje (muita exploração + muita ação + boa narrativa e desenvolvimento/interação de personagens)