Porque é que Xerxes, o rei persa, foi assassinado?
Três pessoas estiveram envolvidas em Xerxes' assassinato em 465 AC.
Artabanus , que foi comandante da guarda-costas real e o mais poderoso de Xerxes' oficiais. Sua motivação era fazer-se governante, colocando seus filhos no comando também.
Ajudando-o era um eunuco poderoso, Aspamitras. Eu não encontrei nada sobre a sua motivação.
Ajudando também o General Megabyzus, cuja motivação envolvia sua esposa (Xerxes' filha) alegadamente cometendo adultério (ela negou), e saindo com apenas uma severa reprimenda do pai.
Eles mataram não só Xerxes, mas também o próximo da fila, Xerxes' filho Darius. Então eles colocaram o próximo na linha, Artaxerxes l, no trono com Artabanus como regente, mas Megabyzus teve segundos pensamentos e apoiou Artaxerxes quando, após alguns meses, ele esfaqueou e matou Artabanus.
Aspamitras foi torturado até a morte pelo método do cocho (AKA boat).
Se Artabanus tivesse conseguido, a linha de Cyrus teria terminado (a menos que ele tivesse casado um de seus filhos com um dos descendentes de Cyrus' como Darius tinha feito quando ele casou com Cyrus' filha de Atossa, que era Xerxes' mãe). Em vez disso, a linha continuou até Alexandre o Grande tomar a Pérsia.
>p>(Em Atenas em 465 a.C.: Teístocles já haviam sido ostracizados em cerca de 471 a.C., mas ainda não haviam fugido de Argos para os Persas, onde ele seria bem recebido por Artaxerxes I em cerca de 463 a.C. Kimon estava no comando, e as relações com Esparta ainda estavam bem - mas no ano seguinte traria um terremoto e uma revolta de escravos em Esparta, após o que as relações se deterioraram, levando eventualmente à primeira Guerra do Peloponeso em 460 AC.)