Qual é o melhor microfone para gravações sem ruído?
As respostas anteriores geralmente deram-lhe conselhos decentes, mas um casal fez comentários um pouco enganadores que eu gostaria de abordar de modo a responder à sua pergunta exactamente como a formulou.
P>Primeiro off; não existe tal coisa como uma gravação completamente "sem ruído". Por mais cara que seja a sua configuração, terá sempre um "piso de ruído", ou seja, algum ruído introduzido pela electrónica em cada etapa da cadeia de gravação. O truque se você estiver procurando gravações com som muito limpo é minimizar o ruído maximizando a relação sinal/ruído.
A melhor maneira de fazer isso é seguindo alguns princípios básicos:
- Primeiro e acima de tudo, certifique-se de que seu ambiente de gravação esteja suficientemente isolado do ruído externo e elimine fontes de ruído indesejado dentro da própria sala; por exemplo, o zumbido dos interruptores com dimmer. Você também deve se certificar de que seu fornecimento de eletricidade está limpo (por exemplo, usando um condicionador de energia) para evitar os temidos 50HZs (no Reino Unido) de rede hum.
- Escolha um microfone com um baixo nível de auto-ruído. Os microfones de condensador modernos tendem a servir bem para isto - os microfones antigos são frequentemente bastante ruidosos. Eu recomendaria o Rode NT1-A, que é amplamente aceito como o microfone com o menor nível de auto-ruído do mercado:
3. Use pré-amplificadores da mais alta qualidade (de preferência um modelo conhecido por ser 'limpo' e interface de áudio que você pode pagar.
Se seguir estas instruções, estará completamente equipado para produzir gravações com uma excelente relação sinal/ruído; tão próximo do "sem ruído" quanto possível.
>Se eu concordar inteiramente com John Purifoy que o SM7b é um microfone fantástico, é o oposto absoluto do que eu consideraria ser um microfone "sem ruído". É um microfone dinâmico que infamemente requer uma quantidade muito grande de ganho muito limpo, na medida em que quase todos os engenheiros profissionais que conheço (incluindo eu mesmo) usam um dispositivo chamado Cloudlifter em conjunto com pré-amplificadores de alta qualidade e limpos para maximizar a sua relação sinal/ruído.
Apenas como um pensamento final: Com toda a honestidade, não me preocuparia muito que as vossas gravações tivessem um pouco de ruído, desde que as actuações nessas gravações, as canções e a produção sejam todas óptimas. A grande maioria das pessoas não quer saber se as suas gravações são "sem barulho". Na verdade, muito provavelmente nem se dá conta. Há inúmeros exemplos de discos clássicos mesmo nos últimos anos que contêm grandes quantidades de ruído - um grande exemplo é For Emma Forever Ago by Bon Iver. A sério, ouve esse álbum nos auscultadores e vais ouvir zumbidos, zumbidos, ruído ambiente, cadeiras a ranger e muito mais: nenhum deles tem qualquer relação com a qualidade do disco de uma forma significativa. Na verdade, eu diria que a natureza lo-fi do disco adiciona caráter!
Não se preocupe muito com o ruído. Apenas concentre-se em fazer uma ótima música.
Artigos semelhantes
- Como ligar um microfone a um amplificador sem entrada de microfone
- Como aumentar o volume de gravação do meu microfone sem aumentar o ruído estático
- Microfone digital vs microfone analógico, qual é melhor para gravar baixas frequências sonoras (10Hz a 1000Hz)?
- Um microfone smartphone é melhor do que um microfone portátil em termos de qualidade de gravação de áudio?