Faz sentido comprar uma TV 4K se não houver um conteúdo 4K?
P>Préfácio: Os televisores UHD à venda agora só suportam parcialmente o padrão Rec. 2020 UHD.
A resolução parece ter sido a parte mais fácil para os fabricantes. Framerate foi um pouco mais difícil, mas parece que a maioria dos conjuntos agora suportam pelo menos 60p (UHD define até 120p). A reprodução de cores ainda não está lá. Ainda não vi um conjunto para venda que suporte as cores da Rec.2020. O conjunto Panasonic de $4000 que uso para o trabalho quase suporta DCI-P3, que está perto do cinema digital, mas em nenhum lugar perto da cor Rec.2020 completa. (Rec. 709 é HDTV. Rec.2020 é UHD. Para cores, DCI-P3 está no meio.)
Por que há tão pouco conteúdo disponível?
Não há ainda um bom sistema de distribuição para levar 4K conteúdo aos consumidores.
UHD BluRay resolve esse problema, mas volta aos dias da mídia empacotada. Os estúdios adoram a idéia de mídias empacotadas, mas os consumidores nos últimos anos passaram a esperar a conveniência do streaming. Também não é de grande qualidade, e quase não é UHD. A UHD era originalmente apenas de 12 bits. Então a especificação foi alterada para incluir 10 bits depois que os fabricantes reclamaram o suficiente. BluRay é 10-bit, e a maior taxa de bits disponível - 128 Mbps - parece "aceitável". Também é muito caro neste momento criar um master UHD BD, e sem um grande mercado de compradores (jogadores BD apenas atingem o mercado) é difícil justificar o custo com base no risco.
UHD Streaming não é muito alta qualidade. Como mencionado, 128 Mbps parece "aceitável", e UHD BD de qualidade média é de 108 Mbps. A maioria dos consumidores não tem largura de banda de Internet em casa perto dessa velocidade. Nos EUA, a média está em torno de 30 Mbps, embora varie de acordo com o provedor. (veja: os EUA dizem que a velocidade da Internet triplica em três anos e meio e a Visualização do Estado da Conectividade da Internet | Akamai )
Poucas empresas de cabo e satélite oferecem canais UHD. No entanto, para a maioria significa um upgrade de equipamento para STBs mais caros. Para as empresas de cabo que alugam as suas caixas aos subscritores, não há nenhum incentivo para actualizar os consumidores a menos que estes estejam dispostos a pagar mais. (Os assinantes pagam 10 dólares/mês por uma caixa de 100 dólares que já foi paga muitas vezes). Quando houver canais UHD suficientes, eles poderão cobrar mais dos assinantes pelo equipamento ou por um pacote de canais UHD.
Obervulentamente, a produção ainda é de 2K/HD, ainda não 4K/UHD.
4K câmeras estão prontamente disponíveis. No entanto, o resto do pipeline de produção ainda não está pronto para 4K/UHD, e é muito mais caro. (Há uma forma de as produções utilizarem um pipeline híbrido e produzirem um master 4K/UHD nativo para um aumento mínimo no custo de produção - é o que a minha empresa UltraMedia faz - mas acabámos de começar a oferecer este serviço. As produtoras de TV com quem estamos trabalhando estão olhando para 1 a 2 temporadas antes de começarem a filmar UHD). Ainda não existe um monitor de referência profissional de UHD no mercado. Os cartões de reprodução profissional ainda não suportam totalmente as especificações de UHD. Os computadores e os recursos de rede existentes para fazer o trabalho de produção ainda não estão à altura do trabalho de UHD. (Arquivos de vídeo UHD profissionais requerem um mínimo de 480MB/s. A extremidade superior é de cerca de 1GB/s). A configuração da rede para trabalhar em UHD precisa ser de 10 gigabit ou superior. A maioria das produções compra seu equipamento quando começam, e não atualiza a menos que seja absolutamente necessário ("se não estiver quebrado...") No lado do filme, atualmente há pouco incentivo econômico para produzir um master teatral de 4K. Os cinéfilos não pagam mais por assistir a um filme 4K em um teatro, então a despesa é difícil de justificar. (Uma vez que o mercado doméstico para conteúdo UHD aumenta, isso vai mudar.)
Artigos semelhantes
- Porque é que os nossos pais não nos deixam ter telefones, mas deixam os nossos irmãos mais velhos terem um? Isso não faz sentido.
- Faz mais sentido comprar um cable modem em vez de alugar um do seu fornecedor de cabo?
- Faz algum sentido comprar telefones de 5g agora? O chipset/tecnologia vai ser mau no início?
- Faz sentido, do ponto de vista financeiro, comprar um imóvel para o uso exclusivo do aluguer através da Airbnb?