Os processadores móveis são mais lentos?
A velocidade do processador é praticamente limitada pela potência = quantidade de calor que você pode se livrar (também o peso da bateria e vontade de gastar "tudo" da sua bateria em quinze minutos em vez de tê-la durar um dia ou dois).
Como os telemóveis precisam de ser bastante leves e pequenos, tentar livrar-se de 5-10W de calor sustentado durante algum tempo vai levar a que os clientes tenham queimaduras nas pernas (ou qualquer parte do corpo que o telefone esteja ao lado), o telefone vai normalmente abrandar antes de ficar demasiado quente, por isso o tempo que pode correr a toda a velocidade é bastante limitado de qualquer forma.
E realmente não importa o que você, arquitetura de processador ou outra coisa, em processadores modernos, a única maneira de reduzir a energia é construí-lo usando voltagem mais baixa - o que por sua vez significa ter transistores menores. É por isso que um chip de 7nm funcionará mais rápido que um de 10nm ou 14nm. Não porque o transistor é menor como tal, mas porque o chip é menor para a mesma funcionalidade, o que leva a uma menor capacitância no chip, e uma menor capacitância torna possível rodar com uma voltagem menor.
Se você tivesse que rodar um processador móvel com meio quilo de dissipador de calor, um grande ventilador, e assim por diante, você poderia facilmente rodá-lo por um bom tempo em velocidade máxima por um longo tempo. E você também poderia colocar mais transistores no chip para agilizar as coisas - fazer o chip maior, consome mais energia, mas você obtém mais desempenho. Faça-o usar 65W, e ele irá rodar, praticamente, como seu processador desktop típico de 65W - pelo menos se você der à equipe de design do chip um ou dois anos para ajustar o desempenho para aquele uso de energia - os primeiros dois chips provavelmente terão dificuldades para rodar na "velocidade máxima" da maneira que você pretendia, porque eles foram construídos para rodar a 1.5-2GHz ou mais, e ir mais rápido introduz novos problemas.
Apesar do que a Intel, AMD, Arm ou quem quer que diga, não há mágica REAL aqui. Sim, há pequenas coisas que cada empresa faz que os tornam melhores em algumas coisas - porque foram inteligentes nessa área - mas, no geral, você precisa de mais energia para rodar mais rápido, você precisa de mais transistores para espremer um pouco mais de desempenho, e você acaba com praticamente a mesma energia e o mesmo desempenho - se as pessoas envolvidas fizeram um trabalho decente, pelo menos!
Artigos semelhantes
- Por que os processadores ARM são mais eficientes em termos de energia (desempenho/watt) do que os processadores x86?
- Por que os processadores AMD produzem mais calor do que os processadores Intel?
- Quão poderosos são os processadores Exynos da Samsung em comparação com os processadores Snapdragon e MediaTek?
- Qual é a diferença entre processadores de 5nm e processadores de 7nm?