Porque é que você precisa de uma licença do ARM para projetar uma CPU ARM? Como são protegidos os conjuntos de instruções?
Tecnicamente eu acredito que o moderno ARM ISA é um segredo comercial. Uma implementação completamente limpa, sem qualquer acesso a qualquer informação protegida pelo ARM NDA, seria legal em algumas jurisdições que possuem proteções para engenharia reversa. Mas você teria que ser extremamente cuidadoso e documentar o que você estava fazendo extremamente diligente. Cada pedaço de informação que encontrasse seu caminho até a sala limpa teria que ser contabilizado. Eu suspeito que mesmo acessando informações de referência pública sobre o conjunto de instruções modernas o colocaria do lado errado do inevitável processo.
E é claro que o ARM o processaria de qualquer forma, apenas para estar do lado seguro. E você teria um produto inferior. As taxas de licenciamento não são particularmente caras, então qual seria o ponto?
[EDIT] Ao pesquisar isso um pouco mais, parece que o ARM também tem patentes que cobrem a tecnologia necessária para implementar alguns ou todos os seus conjuntos de instruções. Dado isso, enquanto a implementação de uma sala limpa é tecnicamente legal em algumas jurisdições, você precisa estar ciente das patentes do ARM e evitar que qualquer coisa descrita nelas possa contaminar sua implementação. O que provavelmente será virtualmente impossível.
Artigos semelhantes
- Quais são as vantagens e desvantagens das instruções do polegar em relação às instruções de 32 bits do ARM?
- Se AMD e Intel compartilham o mesmo conjunto de instruções, por que o desempenho de uma CPU Intel em jogos 1080p ainda é melhor que o do Ryzen?
- Que habilidades você precisa para projetar um aplicativo para telefones celulares?
- Porque é que o ARM não contém instruções de divisão?