Qual é o risco de fazer duas tomografias numa semana?
Qual é o risco de fazer duas tomografias numa semana?
O risco/benefício das tomografias terá sido avaliado e não faz muita, se alguma, diferença ter duas numa semana, ou um ano, ou uma vida inteira. Qualquer exame radiológico pode ser descrito em termos de sua equivalência à dose de radiação de fundo normal que todos nós recebemos todos os dias. Dependendo da anatomia que está sendo imersa, as tomografias podem lhe dar o equivalente a alguns dias, semanas ou meses de radiação de fundo. Em outras palavras, você teria recebido a mesma dose que o exame apenas por viver mais (x) meses ou anos. Como exemplo, se ambas as suas varreduras fossem de cabeça, você teria recebido essa quantidade de radiação de qualquer forma durante aproximadamente 1 ano de vida normal.
Depende também da sua idade no momento da varredura. Se houver um risco estatístico ligeiramente maior de contrair cancro através de um exame de raio X, então quanto mais tempo tiver para viver a sua vida (obviamente) aumentará ligeiramente as hipóteses.
Em resumo, é estatisticamente improvável que os seus dois exames o prejudiquem mais do que beneficiam, ter dois numa semana é irrelevante e quanto mais velho for agora, menos preocupação se torna.
Declaração: Isto não se destina a ser um conselho médico. Eu não sou médico, mas tenho experiência em proteção contra radiação.
Artigos semelhantes
- Num powerbank móvel, nota-se que tem duas portas e fornece duas saídas diferentes 5v/1A e 5v/2.1A? Será que a saída em duas portas será a mesma?
- Qual é a definição de impróprio quando usado em resultados de tomografias computadorizadas?
- Vitamina D: Qual é mais eficaz: 2000 UI por dia ou 35000 UI duas vezes por semana? Porquê?
- Qual é o significado das cores do logotipo do Google? Por que escolheram duas cores azuis, duas vermelhas e apenas uma verde e uma amarela?