Existe alguma forma técnica de acabar com a pirataria, especialmente de filmes?
Para dar uma resposta directa: SIM, existem maneiras técnicas de parar a pirataria.
No entanto, tais métodos têm uma miríade de problemas quando tentam ser usados no mundo real:
(1) Eles requerem que qualquer mídia protegida seja executada em máquinas seladas, estilo caixa negra. Isso significa que você teria que comprar hardware especificamente para reproduzir essa mídia, e não poderia'não poderia usar algo como um computador. Além disso, isso significa que você poderia reproduzir a mídia somente em dispositivos aprovados, somente através de displays aprovados, etc. Isso destruiria grande parte do mercado de eletrônicos de consumo com esse tipo de cenário de compatibilidade pesadelo.
(2) Uma grande parte da pirataria ocorre no canal de distribuição - ou seja, antes do filme/música/etc. ser estampado no CD/mp3/o que quer que seja. It'é um segredo sujo, mas Hollywood em si é a fonte de grandes quantidades de vazamentos de músicas e filmes, porque as pessoas que têm acesso direto aos masters originais da mídia fazem cópias deles antes mesmo de qualquer tecnologia antipirataria ser aplicada.
(3) Tentativas de evitar o #2 falharão absolutamente, porque a tecnologia antipirataria impede inerentemente a manipulação da mídia. A edição/mixagem/etc. de produção e pós-produção precisa absolutamente ser capaz de fazer este tipo de ações. Assim, você pode ter EITHER proteção contra cópia forte, ou ser capaz de editar a mídia, NÃO AMBOS.
(4) Os métodos técnicos anti-cópia correm de acordo com as leis da maioria dos países's, uma vez que a maioria dos países permite certas excepções aos direitos de autor. É impossível permitir essas exceções limitadas enquanto ainda mantém uma proteção anti-pirataria "à prova de cópia".
(5) Todos os meios técnicos ainda falham quando se tenta desencorajar a regravação. Ou seja, não há nenhuma maneira técnica de impedir alguém de plantar uma câmera de vídeo no meio de um cinema, e regravar o filme enquanto ele toca. Uma situação semelhante vai para a música. Agora, a regravação pode não ter a mesma qualidade, mas pode estar *muito* perto, se as condições certas forem cumpridas. Este é um hack social, e um que a tecnologia não pode evitar.
A realidade é que, enquanto a tecnologia pode, de facto, proporcionar uma forte protecção contra cópias, tal protecção é inútil no mundo real.
Artigos semelhantes
- O que é a escrita não técnica? Em que é que difere da escrita técnica?
- Porque é que 30 fps em PCs não parecem tão suaves como 30 fps em consolas? Existe alguma técnica ou efeito para isto nos consoles?
- Existe alguma razão técnica para a Logitech não ter lançado um receptor USB-C Unifying?
- Qual é a melhor/mais/mais rápida forma de aprender a análise técnica?