Que métodos usam os MMO gratuitos (F2P) para monetizar a sua base de utilizadores?
Esta é uma resposta longa, as balas ficam com o cerne da questão.
Aqui estão as cinco estratégias que eu'encontrei no meu tempo jogando MMOGs F2P, sem nenhuma ordem em particular, e com meus pensamentos sobre cada uma delas como usuário. Eu também gostaria de apontar um sentimento comum I'vi crescer na comunidade MMO nos últimos meses, "Nenhum MMO é realmente Livre para Jogar". Eu sou frequentemente chamado como um jogador hardcore-style, então minhas opiniões devem ser tomadas com um grão de sal.
1. Vender publicidade
>br>Muito grátis para jogar e não tão grátis para jogar MMO tentou vender na publicidade do jogo. Mesmo jogos pagos tentaram isso, notadamente City of Heroes, Anarchy Online, e Planetside. Eu não conseguia'não me lembrava o que estava sendo anunciado, com a exceção de um outdoor particularmente bem colocado da Nvidia no Battlefield 2142 (que não era um MMO de jeito nenhum).
>br>br>2. Vender itens de prestígio
br>br>Um item de prestígio é um item que não tem efeito apreciável na jogabilidade. Para mim, comprar itens de prestígio é um pouco como comprar roupas de grife, e tem um apelo diferente entre o público. O popular MMO Maplestory gratuito foi notável por oferecer uma vasta gama de roupas. Esta estratégia também é utilizada pela mais recente (não-MMO) League of Legends. Eu não'não tenho conhecimento interno de quão populares são os diferentes trajes, mas, suponho que 10% dos jogadores frequentes compram pelo menos um. Um item que eu noto frequentemente é a habilidade de fazer anúncios em todo o servidor.
>br>br>3. Vender jogabilidade
br>br>br>alguns itens do jogo têm um efeito apreciável na jogabilidade. Para mim, comprar itens que afetam a jogabilidade é como fazer batota. A maioria dos jogos F2P tem pelo menos um item que é necessário para completar o conteúdo do final do jogo, e vários que vão ajudar você a chegar lá. Estes itens podem ajudar-te a poupar tempo considerável no jogo ou dar-te uma vantagem competitiva sobre outros jogadores (permitindo-te jogar menos para o mesmo benefício). Suspeito que esta categoria constitui o grosso das vendas em jogos F2P, uma vez que a maioria dos utilizadores está habituada a pagar mensalmente para jogar um título AAA. (I'm olhando para ti Turbine)
>br>4. Vender conteúdo
Há uma grande sobreposição entre conteúdo e jogabilidade. Muitos jogos tornam-se obsoletos ou quase inutilizáveis se determinado conteúdo não estiver disponível. Para fazer comparações entre Turbine' a primeira monetização bem sucedida do DDO, e sua segunda tentativa de monetizar o LOTRO, o conteúdo deve ser um item muito quente. Para mim, comprar conteúdo é como comprar um romance de bolso, ou um filme, que eu posso consumir no jogo. Muitas vezes eu vou comprar um pacote de conteúdo para mim e um amigo para jogarmos juntos.
5. Vender serviços
>br>Existe um punhado de serviços, exclusivos para cada jogo, que também podem ser monetizados. Estes diferem de jogo para jogo, algumas ofertas podem ser mudança de nome de personagem, mudança de servidor, ou slots adicionais de criação de personagens. A única distinção real entre os jogos F2P e P2P, é que os jogos P2P vendem o serviço de poder entrar.
Essas são apenas as minhas observações e experiências pessoais, I'tenho jogado uma lista terrivelmente longa de MMO's ao longo dos últimos 10 anos e espero que as minhas experiências possam ser de algum pequeno valor. Eu estaria muito interessado em ouvir estas coisas do outro lado da cerca!
Artigos semelhantes
- Quais são alguns bons RPG MMO's gratuitos para PC, que não requerem muito poder de processamento?
- Quais são os melhores MMO/MMORPG gratuitos?
- Porque é que os utilizadores Apple olham com desdém para os utilizadores Android?
- Qual é a proporção aproximada, a nível global, de utilizadores de iPhone para utilizadores de Android?