O MacBook Air M1 é bom para engenharia e codificação?
Depende do que você precisa do computador. Em geral M1 não é bom para a codificação mas pode haver situações em que acaba sendo uma opção muito boa. A única maneira de determinar é considerando suas necessidades específicas.Não há um único sistema que seja bom para cada desenvolvimento. No entanto a desvantagem do M1 é que ele só suporta uma área muito limitada de desenvolvimento de software. Primeiro de tudo é mais um cliente fino do que um laptop completo, o que eu acho que é o maior lado positivo do M1, mas um grande problema para o desenvolvimento. A maioria das ferramentas necessárias para o desenvolvimento não são suportadas e considerando a mudança na arquitetura M1 tem mais problemas para resolver do que qualquer outro laptop que você pode comprar no mercado. Se você só quer desenvolver aplicativos móveis para iOS ou aplicativos para o próprio M1, então você definitivamente precisa dele e ele será muito útil, mas agora você não pode construir nenhum outro aplicativo nele.
M1 tem arquitetura ARM enquanto quase todos os aplicativos não móveis rodam no x86, o conjunto de instruções e os requisitos de hardware são muito diferentes em ambos os cenários e mesmo que existam ferramentas para construir para o ARM no x86 devido a capacidades maiores, não há suporte ao contrário. O suporte IDE é terrível até agora, mas isso vai mudar em breve, eu acho que IDE é a única área onde M1 vai alcançar o x86 já que as IDEs estão focando muito em ser mais leves e com algumas exceções sempre existem alternativas decentes.
Virtualização é outra parte integral do desenvolvimento. Muitos usuários de MacBook confiaram em software de virtualização para criar ambientes Linux ou Windows em seus computadores, incluindo eu mesmo. No entanto, devido à mudança para ARM os produtos de virtualização não serão suportados a curto prazo e um dos dois primeiros declarou que não suportará M1 em nenhum momento no futuro com o outro não dizendo nada como se M1 nunca tivesse saído. Sem virtualização o desenvolvimento depende muito da conectividade com sistemas remotos e processos mais lentos em geral, já que a máquina local não permitirá um pouco disso.
Pessoalmente eu gosto dos laptops M1, especialmente o Air. O futuro está nos thin clients IMO e este produto é um exemplo muito bom disso. Eu tento usar meu laptop leve como um cliente fino o máximo possível e tenho ficado muito feliz com ele. No entanto, o desenvolvimento de software tem bastante restrições e nenhum sistema é geralmente ideal para todo tipo de desenvolvimento. Infelizmente M1 está mais longe do ideal do que qualquer sistema x86 para a maioria dos cenários de desenvolvimento.
A parte crítica é que eu não acho que a Apple está tentando situar M1 como uma opção sólida para o desenvolvimento em breve. Em vez disso, eles vão continuar nas versões x86 com o MacBook Pro que vai atender a necessidade enquanto fornece mais capacidades. A idéia por trás do M1 pode ser útil no futuro, e mesmo agora baseada em cenários específicos, mas neste momento não é uma boa opção para o desenvolvimento.
Artigos semelhantes
- Um MacBook Air com 128 GB é suficiente para uso no escritório ou devo comprar um MacBook Air de 256 GB?
- O MacBook Air 2020 é melhor que o MacBook Air 2019?
- O que é o melhor para a programação: MacBook Pro, Macbook Air, ou MacBook Pro Retina?
- Um Macbook Air M1 256GB e 8GB RAM é uma boa escolha para um curso de engenharia de 5 anos de CS/automação?