A máscara n100 pode ajudar a prevenir o coronavírus?
Não é claro.
Both N95 e N100 fornecem proteção contra detritos e materiais que são maiores que 0,3 microns ou maiores.
"Nem todas as máscaras respiratórias de proteção são iguais. As máscaras N100 são projetadas para proteger o usuário contra a inalação de partículas não baseadas em óleo, e de acordo com as normas OSHA, elas devem evitar que 99,97% dessas partículas entrem quando usadas adequadamente. Elas'são ideais para moagem, lixamento, processamento de minerais e outras atividades que não envolvam riscos à base de óleo. As pessoas que trabalham em locais de construção, em áreas de processamento de alimentos secos e em estações de processamento agrícola podem beneficiar da utilização de respiradores N100. Eles bloqueiam perigos perigosos como chumbo, cádmio, arsênico e metilenodianilina,"
A diferença entre 95% e 99,7% parece importante, mas desaparece se a máscara não estiver exatamente correta. A parte de ajuste requer treinamento e testes e certificação.
O outro detalhe é que o vírus em si é excepcionalmente pequeno. O número de 0,3 mícron é bastante adequado porque as gotículas molhadas com vírus são fáceis de apanhar porque são bastante grandes. Além disso, o tecido de fiação a quente utilizado em ambos tem propriedades eletrostáticas que capturam partículas abaixo de 0,3 mícron também.
Como geólogo fomos ensinados sobre silicose (pó de quartzo) em operações históricas de mineração e pó de carvão. Como os perigos no local de trabalho durante a vida útil, o N100 ganha especialmente com a supressão de poeira... água.
Nenhum respirador parece ter sido eficaz para os mineiros de carvão pulmão negro. A única coisa que parece ter funcionado é a supressão e grandes fluxos de ar fresco.
Resumo: se e só se as máscaras deste tipo tiverem valor para qualquer coisa.